3º Seminário sobre o Sistema de Atendimento Socioeducativo

Programação


8:00 às 9:00 - Credenciamento

9:00 - Abertura - Apresentação Cultural (Poema com os jovens do projeto Conecta Rua) 

Composição da mesa: 
● Prefeito: Ulisses de Jesus Maia Kotsifas
● Vice-prefeito: Edson Scabora 
● Secretário da Sasc:  Ailton José Morelli 
● Coordenador do Departamento de Atendimento Socioeducativo: David Antônio Pancotti
● Juiz da Vara da Infância e Juventude: José Cândido Sobrinho 

9:30 às 11:30 - mesa 01 - O trabalho intersetorial como potencializador da medida socioeducativa 

Ministrantes:
● Juliana Biazze Feitosa - Doutora em Psicologia, foi Diretora adjunta da Dease, atua como Experiência com medida de internação e semiliberdade - atualmente atua na Casa de Semiliberdade de Cascavel.
● Ricardo Peres da Costa  - Doutor em Serviço Social e Política Social (UEL); Mestre em Serviço Social e Política Social (UEL); Licenciado em Filosofia; Tecnólogo em Gestão de Segurança Pública (UNISUL). Consultor e Assessor para formação do Sistema Socioeducativo e Sistema de Garantia de Direitos. Atua principalmente nos seguintes temas: Metodologias de Atendimento na Socioeducação, Gestão Pública, Gerenciamento de Equipe, Técnicas de Segurança Preventiva e Interventiva em Unidades de Privação de Liberdade para Adolescentes em Conflito com a Lei. Assessor para construção e avaliação de Planos Decenais e Diagnósticos Sociais. Pesquisador na área de Socioeducação com ênfase no trabalho do Agente de Segurança Socioeducativo. Professor do Ensino Superior. Autor e organizador de artigos e livros na área do Sistema Socioeducativo (SINASE). Possui experiência na gestão pública estadual e federal.
● Flávia Palmieri de Oliveira Ziliotto -  Graduada em Direito pelo Centro Universitário Unicuritiba (2012) e em Psicologia pela Universidade Positivo (2017). Metre em Psicologia Forense pela Universidade Tuiuti do Paraná (2015). Assessora Técnica do Departamento Socioeducativo da Secretaria de Estado da Justiça Familiia e Trabalho. Tem experiência em Psicologia, com ênfase em psicologia forense, políticas públicas e socioeducação. 

11:30 às 12:00 - Debate 

12:00 - Almoço

13:30 - apresentação Cultural 

13:40 às 16:00 - Mesa redonda exposição e debate (expositores/20 min. cada debate)

13:40 - MESA: Trabalhos produzidos no Paraná  

Apresentação: 
1) Alex Sandro Silva: A Justiça Restaurativa como instrumento na Gestão do Sistema Socioeducativo: reflexão conceitual e operacional  (DEASE/PR) (20 min.) 
2) Veronica Regina Muller (PCA/UEM) e Dayane Grazielly Goes ( SASC/SIMASE) - “JOÃOS ERRANTES”: Lacunas e desafios para a garantia de direitos de adolescentes em conflito com a lei (20 min.) 
3) Apresentação Boas Práticas - CENSE Toledo - Execução da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde dos Adolescentes em Conflito com a Lei. - PNAISARI. - A construção e a execução do Plano Operativo Municipal (POM) 

Mesa: Coletânea Socioeducação no Brasil 
4) Ricardo Peres da Costa - Socioeducação no Brasil ( introdução sobre as pesquisas e a Coletânea) 
5) Dayane Grazielly Goes - Ressignificação, protagonismo e empoderamento dos adolescentes e jovens autores de ato infracional : A experiência com o Projeto Conecta Rua 
6) Telry Shodyi Nakamura -  Parâmetros para avaliação do adolescente em medida socioeducativa de internação.  (CENSE Maringá) 

16:30 às 17:00 - Debate

17:00 às 17:30 - Coffee break e exposição dos livros. 

17:30 - Encerramento