8ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Início

 

A 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Maringá tem por objetivo ampliar o debate sobre a garantia dos direitos da pessoa com deficiência, aprofundando questões pertinentes a formulação de políticas públicas que efetivamente atendam esses direitos, fixando prioridades e formulando propostas para a administração municipal.

Os debates são coletivos com participação da sociedade civil e do governo, assegurando momentos para trabalhos em grupos e deliberações em plenária com todos os participantes presentes.

O tema da Conferência este ano é “A Pessoa com Deficiência em Maringá: A Busca de uma Cidade Universal”, que provocará uma mudança de atitude da cidade para a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, nas escolas e universidades, no comércio, no uso das vias públicas, edifícios e órgãos de atendimento para a participação plena da pessoa com deficiência na vida social e comunitária.

Este tema será discorrido em palestra magna com tempo de exposição e debate, bem como, estendido aos seguintes grupos de trabalho, para elaboração das propostas:

  • Deficiência e gêneros
  • Direitos e inclusão social
  • Universalização da comunicação
  • Acesso e locomoção universal