Programa de Captação de Bolsas de Estudo

I Fórum da Longevidade: Desafios da Diversidade para o Envelhecimento

 

O Fórum da Longevidade tem por objetivo a discussão e formação de lideranças para assuntos que permeiam o processo de envelhecimento, propondo a discussão com expoentes de nível nacional a fim de incentivar a integração social, melhorias em condições de vida, e ressignificar o processo do envelhecer.

 

O sub tema “Desafios da Diversidade para o Envelhecimento”, tem por finalidade trazer a percepção de segmentos distintos, na construção de uma longevidade que respeite a pessoa idosa frente a sua diversidade. A discussão pretende ampliar o olhar de respeito às diferenças, desconstruir a imagem exclusiva de fragilidade que a pessoa idosa carrega, e estimular o envelhecimento ativo, bem como as políticas de planejamento no município, vislumbrando a articulação e transversalidade apresentada por esta demanda.

 

Quando?

21 e 22 de novembro

 

Onde?

FEITEP -  Av. Paranavaí, 1164 - Parque Industrial Bandeirantes, Maringá - PR, 87070-130

 

Inscrições?

As inscrições serão feitas através deste formulário.

 

Programação

 

• 21 de novembro

 

» 19:00 às 19:30 – Credenciamento

 

» 19:30 às 20:00 Abertura – (450 vagas)

Secretária da Mulher – Aracy Adorno Reis e Gerente da Pessoa Idosa - Carol Camotti

 

» 20:00 às 21:30 – Palestra Magna (450 vagas)

Dra. Claudia Fló – Coordenadora da saúde do idoso da Secretaria de Estado da Saúde e Presidente da SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

 

Palestra "Envelhecimento Ativo"

O que é ser velho no mundo de hoje? E qual o panorama geral do envelhecimento?

Dra. Claudia Fló, irá explanar sobre o envelhecimento ativo, passando a experiência de São Paulo, na construção da política pública, diante dos pilares de Participação, Saúde e Proteção propostos no Cidade Amiga do Idoso da OMS – Organização Mundial da Saúde.

 

• 22 de novembro

 

» 9:00 às 9:30 – Palestra de abertura (450 vagas)

Olivier Terreault – Empreendendor social, palhaço terapêutico, especialista em pacientes com demência

 

Palestra "A Longevidade e a Reinvenção"

Como lidar com as grandes mudanças que a vida nos coloca? Como enfrentar o futuro quando tudo está caindo?

Qual o significado do fracasso em nossas vidas? Fazer da crise, um momento de reinvenção, é o grande desafio da resiliência.

Olivier Terreault abordará temas universais sobre a maturidade e liderança através do olhar multidimensional do palhaço, em busca de serenidade e propósito no processo do envelhecer.

 

» 9:30 às 11:30 Mesa de discussão (450 vagas)

 

Mesa de discussão "Desafios da Diversidade para o Envelhecimento"

A mesa tem por finalidade trazer a percepção de segmentos distintos, na construção de uma longevidade que respeite a pessoa idosa frente a sua diversidade. Para esta atividade contaremos com a contribuição de todos os palestrantes de fora, e diversos atores do nosso município, na intenção de discutir os desafios para os próximos anos.

 

» INTERVALO PARA ALMOÇO

 

» 11:30 às 11:45 Lançamento da Campanha do Fundo Pró Idoso

 

» 14:00 às 18:00 – Workshop "Reinvenção do Trabalho" (90 vagas)

Sérgio Serapião / Rafael Sanches Neto

 

Workshop “Reinvenção do Trabalho60+ Uni Inversidade” (90 vagas)

O Reinvenção do Trabalho 60+ é uma jornada de transformação pessoal e de transição profissional, e nasceu da ideia de que precisamos coletivamente e individualmente construir novas possibilidades e ambientes de trabalho preparados para receber os 60+, acolhendo suas histórias de vidas e experiências e ao mesmo tempo que proporciona um espaço seguro e cocriado para o emergir da potência da senioridade.

Realizado em um ambiente para crescimento coletivo, que respeita a individualidade, que permite que cada pessoa tenha suporte de uma rede de profissionais transdisciplinares, e no qual identificamos as competências que construímos durante todas as nossas vidas e experimentamos rearticulá-las para os desafios que visamos enfrentar nos próximos 20, 40, 60 anos de vida.

Essa metodologia está sendo construída pelo LAB60+, e Maringá contará com uma pílula deste trabalho, realizado por Sérgio Serapião e Rafael Sanches Neto.

 

Quem participa?

• Pessoas com mais de 50 anos, e se sintam motivadas a continuar trabalhando.

• Empresas que queiram conhecer esta metodologia inovadora, que se sintam motivadas a oportunizar novas colocações de trabalho, para os potenciais seniores a serviço das soluções propostas pela experiência e maturidade.

 

 

Organização:

Prefeitura de Maringá

 

Produção:

Secretaria da Mulher, Igualdade Racial, Juventude e Pessoa Idosa

 

Apoio:

FEITEP, Gela Boca

 

Parceiros:

Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Instituto de Longevidade