Bibliotecas - Bento Munhoz da Rocha Neto (Centro)



Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto

 

Criada em 1957,  a primeira Biblioteca Municipal de Maringá começou a funcionar no antigo prédio da Prefeitura em  uma pequena sala ao lado do Gabinete, porém, com poucos livros. Foi  o aumento do acervo e a necessidade de mais informações que determinaram a instalação da Biblioteca em outro  prédio, na Av. Duque de Caxias, 227, onde foi inaugurada solenemente no dia  07 de setembro de 1963, na administração do prefeito João Paulino Vieira Filho.  O acervo era de  3.750 volumes, 900 boletins, publicações oficiais, 350 revistas e gravuras. 


Iniciam-se, então, as primeiras promoções culturais, palestras, festival de trovadores e  lançamento de livros e outras.

 

Em 30 de Novembro de 1975, inaugura-se  a Biblioteca Municipal , em prédio próprio recebendo o nome de Biblioteca Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Neto,  juntamente com a sala  de locação e reserva Joubert de Carvalho, localizada na  Av. 15 de Novembro esquina com a  Av.  Getúlio Vargas, em duas salas.

 

Em 2012, a Biblioteca Municipal passa  a funcionar em outro prédio, situada na Av. Horácio Racanello, 6090, Novo Centro, em virtude de adaptações necessarias no espaço em que se encontrava.
Tem um  acervo constituído por 60.000 livros didáticos, de literatura e infanto-juvenis; obras de referência (almanaques, enciclopédias, dicionários); apostilas; folhetos; periódicos; gibis; materiais especiais;  documentos históricos (livros de autores maringaenses ou sobre a cidade).

 

Os serviços prestados  são de: atendimento ao usuário, consulta no local, empréstimo domiciliar e cyber biblioteca.

 

Atualmente, em seu espaço são desenvolvidas atividades  e projetos que abrangem a comunidade, tais como:

 

Oficina de Poesias (para crianças e adolescentes);

 

Clubeteen de Leitura;

 

Clubinho de Leitura;

 

Concurso Melhor Leitor do Ano em parceria com Rotary Club;

 

Clube de Leitura (para adulto);

 

Férias na Biblioteca (oficinas e atividades diversas para crianças e adolescentes);

 

Bibliotur ou Visita Orientada;

 

Leitura Pública e/ou Hora da História;

 

Paineis e Exposições Diversas.

 


CONHEÇA NOSSO ACERVO DIGITAL

Programação

Outras Bibliotecas