Espaços Culturais



Praça da Catedral (Cultural)

 

A Praça da Catedral de Maringá, reformada pela Prefeitura Municipal, tem sido um espaço muito utilizado pelas famílias maringaenses nos finais de semanas, assim como pelos turistas que visitam a cidade.

 

Em algumas ocasiões especiais são permitidas atividades artistico-culturais, como capoeira, apresentações de danças e outros. Anualmente, é encenada a Paixão de Cristo durante a semana Santa e no período Natalino o local é utilizado para registrar a "chegada do Papai Noel", um evento cultural muito esperado pelos habitantes de Maringá, que se reúnem com muita alegria para assistir apresentações artísticas enquanto aguarda-se a chegada do "bom velhinho". Já é uma tradição a especial apresentação da Orquestra Filarmônica da UniCesumar, sob a regência do Maestro Davi e a coordenação de eventos do professor Wilson Matos. Além da Orquestra, há alternância de apresentações de Corais locais, que se esforçam para agradar o público maringaense com canções especiais para a época.

 

Em 2013, estreou no local a apresentação do Festival de Dança Japonesa denominado Yosakoi Soran, cuja apresentação se estendeu posteriormente para a Av. São Paulo, em frente ao Shopping Maringá Park. Alguns grupos japoneses vieram de longe (São Paulo, Capital, Mogi das Cruzes, Barueri, entre outros), mas, o grupo de Maringá, que pertence ao Departamento artístico da ACEMA também se apresentou e acabou faturando o prêmio de sua categoria no segundo dia do festival, cujas apresentações aconteceram no Ginásio de Esportes da UniCesumar. A colônia japonesa gostou muito de ver o festival Yosakoi Soran nas ruas de Maringá, já que, depois de 10 anos sendo realizado "indoor" em São Paulo, voltou às origens com a realização nas ruas, imitando o orignal que é realizado no Japão. Espera-se repetir a dose no ano que vem e a Praça da Catedral é de suma importância para o sucesso do evento.

 

 

 

Outros Artigos