Institucional



Secretaria Municipal de Cultura

 

Criada em 1969 a Secretaria de Cultura de Maringá é responsável pela administração e gerenciamento da política cultural de Maringá, fazendo parte do SISMUC – Sistema Municipal de Cultura, com a finalidade de difusão de ações e leis que incentivem, promovam e valorizem a Cultura de Maringá, através da execução de atividades que democratizem o acesso, garantindo assim à população maior facilidade e oportunidade de fruição dos bens culturais em toda a sua diversidade.

 

A Secretaria Municipal de Cultura é o órgão mais interessado na implantação e manutenção do SISMUC - Sistema Municipal de Cultura.

 

O SISMUC – Sistema Municipal de Cultura, além da Secretaria, engloba o Conselho Municipal de Cultura, a Conferência Municipal de Cultura, o Plano de Cultura e o Fundo de Cultura. No momento, a Prefeitura encontra-se analisando a Lei Geral (atualmente vigorando com o nº. 8.399/2009), que cria o Sistema Municipal de Cultura, com a finalidade de aprimorar o sistema e, também, ampliá-lo, acrescentando-lhe elementos, como o Sistema Setorial, o Sistema de Informação Municipal e o Programa de Formação, que deverá ficar a cargo do CAC – Centro de Ação Cultural, através de um novo departamento denominado CEFAR – Centro de Formação Artística, criado pela lei nº 9.437/2013.

 

Permitindo através destas ações que as raízes culturais da população maringaense sejam preservadas juntamente com o seu patrimônio histórico cultural, a Secretaria de Cultura do Município vem trabalhando para que as políticas públicas municipais de cultura se aproxime ao máximo do cumprimento do PNC – Plano Nacional de Cultura, estabelecido através da Lei Federal nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010, a Secretaria tem desenvolvido projetos próprios e amparado projetos de terceiros que contemplam as diversas vertentes de manifestação popular, sempre com o objetivo de atingir e satisfazer aos anseios da sociedade no que tange à produção cultural e à fruição dos bens e serviços da cultura.

 

Atualmente, localizada nas dependências do Teatro Calil Haddad, na Av. Luiz Teixeira Mendes, nº 2.500 - Maringá - PR, a SEMUC tem sob seu comando e adminstração, os seguintes equipamentos culturais:

 

Patrimônio Histórico - Museus de Arte e Histórico;

Teatro Calil Haddad;

Teatro Reviver;

Teatro Barracão;

Cine Teatro Plaza;

Biblioteca Central;

Biblioteca Mandacaru;

Biblioteca Alvorada;

Biblioteca Vila Operaria;

Biblioteca Parque das Grevileas;

CAC - Centro de Ação Cultural;

Salão Social CSU-Centro Social Urbano;

Espaço Cultural Avenida Center;

Sala no Espaço da Juventude Brinco da Vila;

Sala Joubert de Carvalho;

CEU - Centro das Artes e dos Esportes Unificados - Iguatemi;

Espaço Mais Cultura;

Praça da Catedral (Cultural);

 

Lei Municipal nº. 8399/2009 - Estabelece diretrizes para a Política Municipal da Cultura, redefine o Conselho Municipal de Cultura e reestrutura o Fundo Municipal de Cultura.
Lei Municipal nº. 9.437/2013 - CEFAR
Lei Federal 12.343/2010 - Lei do Plano Nacional de Cultura