Notícias em Destaque



18/11/2016 - Filme O Interrogatório será exibido no Convite ao Cinema

    O projeto Convite ao Cinema, da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), apresenta neste sábado (19), às 20 horas, o filme “O Interrogatório”, do diretor Ryszard Bugajski, no auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal. O longa-metragem tem classificação de 18 anos e a entrada é gratuita a toda a comunidade. A orientação é que os participantes cheguem ao menos 15 minutos antes do início do filme. Após a exibição, o coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, fará um debate sobre a obra.


   Anos 50, do Século 20. A Polônia, depois dos horrores nazistas, era "reorganizada" pelos soviéticos. Antonina Dziwisz (Krystyna Janda) é uma cantora de cabaret que, muitas vezes, anima os soldados responsáveis por reestabelecer a ordem no país. Uma noite, depois de uma apresentação e com raiva do marido (que ela viu, enquanto cantava, sendo acarinhado por uma amiga), Antonina recebe o convite para beber por dois fãs. Ela vai e bêbada, é levada a uma sede da polícia secreta soviética para um interrogatório. Recusando-se a assinar um documento (falso, é preciso dizer) que delataria um amigo seu como um "inimigo do povo", ela acaba por ficar detida durante 5 anos - sofrendo toda a sorte de violência (psicológica e física) e, ainda, tendo um filho de um de seus algozes. Considerado o mais anticomunista de todos os filmes realizados na Polônia, sob a égide (aterrorizante) do regime socialista soviético, "O Interrogatório", realizado em 1982, ficou proibido durante 8 anos e só foi liberado depois do fim do comunismo. Em 1990 estreou, finalmente, no Festival de Cannes onde Krystyna Janda recebeu o prêmio de Melhor Atriz. Seu trabalho é considerado uma das maiores interpretações do cinema, num tour de force que a coloca entre as grandes atrizes de sua geração. O filme é um preciso e duro retrato das manobras políticas arbitrárias e dos métodos violentos de coerção empregados pelos regimes autoritários.


Projeto
   O Convite ao Cinema tem como objetivo a formação de plateia para obras cinematográficas importantes, clássicas e contemporâneas, e que possam suscitar discussões não apenas sobre o cinema, mas sobre assuntos pertinentes da atualidade.


Dia 19/11 - Sábado - 20 horas
Filme: O Interrogatório
(“Przesluchanie”) Polônia/1982 - 1990 - 110 minutos
Direção:Ryszard Bugajski
Elenco: Krystyna Janda, Adam Ferency e Janusz Gajos
Local: Auditório Hélio Moreira
Endereço: Avenida XV de Novembro, 701 - anexo à Prefeitura
Classificação: 18 anos

Outras Notícias