Notícias em Destaque



25/11/2016 - Convite ao Teatro apresenta “Ledores no Breu” nesta sexta-feira

     A Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), através do projeto Convite ao Teatro, apresenta nesta sexta-feira (25) o espetáculo Ledores no Breu, da Companhia do Tijolo, de São Paulo. A peça será encenada no palco do Teatro Barracão, com entrada gratuita a toda a população, às 20h30. Os convites deverão ser retirados 30 minutos antes do início da apresentação na bilheteria do teatro. A classificação é livre.
     O espetáculo é inspirado no texto “Confissão de Caboclo” do poeta Zé da Luz e no pensamento e prática do educador Paulo Freire. A temática abordada é a das relações entre o indivíduo sem leitura e sem escrita com o mundo, da leitura das letras e da leitura de mundo e do valor das palavras. A ideia é promover a reflexão sobre as consequências do analfabetismo e, principalmente, do analfabetismo funcional.


Cia do Tijolo
     A Cia do Tijolo, fundada em 2008, iniciou suas pesquisas abordando a vida e a obra do poeta popular Patativa do Assaré e estudando o pensamento do educador Paulo Freire. Das pesquisas, surgiram os espetáculos “Cante Lá que eu Canto Cá” e “Concerto de Ispinho e Fulô”, Em 2013, a companhia estreou o espetáculo “Cantata Para Um Bastidor de Utopias”, inspirado na vida e na obra de Federico Garcia Lorca e em 2016, estreou “O avesso do claustro”, uma missa profana, espiritual e utópica que revela um pouco da vida de Dom Helder Câmara - arcebispo emérito de Recife e Olinda, morto em 1999. Atualmente está pesquisando a vida da doutora Nise da Silveira. Em poucos anos de trajetória, a companhia já se apresentou na Dinamarca e já se apresentou em 40 cidades do Brasil.


Projeto
     O Convite ao Teatro é realizado todas as sextas-feiras no Teatro Barracão. O projeto leva ao público peças teatrais dos mais variados gêneros, com entrada franca. O principal objetivo da ação é a formação de plateia e a promoção do trabalho de artistas de Maringá e região. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3218-6100.


FICHA TÉCNICA
Atuação: Dinho Lima Flor.
Direção: Rodrigo Mercadante.
Assistência de Direção: Thiago França.
Dramaturgia: Dinho Lima Flor, Rodrigo Mercadante.
Preparação Ator e Corpo: Joana Levi.
Projeto de Luz: Milton Morales, Thiago França e Dinho Lima Flor.
Operação de luz: Rosana Lazaro.
Contrarregra: Cida Lima.
Trilha Sonora: Dinho Lima Flor.
Produção: EmCartaz Empreendimentos Culturais e Cris Raséc.
Designer Gráfico: Fábio Viana.


SERVIÇO
Ledores no Breu | Dinho Lima Flor - Cia do Tijolo - São Paulo/SP
Data: 25 de novembro (sexta-feira)
Local: Teatro Barracão
Horário: 20h30
Duração: 65 minutos
Classificação: livre

Outras Notícias