Notícias em Destaque



27/02/2018 - Convites disseminam cultura e aproximam o público da arte

O maringaense Roberth Fabris faz parte do público que frequenta, há mais de seis anos, o projeto dos convites, promovido pela Secretaria de Cultura. Convite ao Cinema é o seu favorito, mas faz questão de comparecer mensalmente no Convite ao Teatro e a Música para apreciar da boa cultura. “O projeto é fantástico, teve continuidade e toda semana permite um conteúdo diversificado e de qualidade, que não vemos na região e até mesmo no Estado, gratuitamente”, avaliou.

Para Roberth o projeto valoriza a cultura e isso deve ser despertado no maringaense, que muitas vezes, não tem a noção das ações culturais existentes em Maringá. “O convite ao cinema valoriza filmes de artes, o acesso é gratuito, com uma localização fácil para todos”, reconheceu.

Convites
O Convite ao Teatro desta sexta, 2, “Orquestra de Bexigas” do Grupo Clownserá apresentado às 20h30 no Teatro Barracão (Praça Professora Nadir Cancian). Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro com 30 minutos de antecedência. A entrada é gratuita e classificação livre.

A história se desenvolve a partir do jogo do palhaço fazendo o uso mínimo da fala e cinco clowns entram em cena para mostrar suas habilidades. O grande ápice da peça acontece quando os cinco palhaços dividem o palco juntos para apresentar a peculiar orquestra composta por vozes e bexigas, integrando a plateia ao universo dos clowns.

O Museu de História e Arte Hélenton Borba Côrtes do Teatro Callil Haddad acomoda todos os dias a exposição “O Circo e o Expressionismo em Cena” de Rafael Ochoa, como parte do Convite às Artes Visuais. O Teatro funciona de segunda a sexta das 8h às 17h e, aos sábados e domingos, das 14h às 20h. A entrada é gratuita e classificação livre. A exposição sobre O Novo Centro de Maringá também pode ser conferida no Callil Haddad até o dia 22 de abril.

A prefeitura abriu editais de licitação (modalidade concurso) para a contratação de artistas interessados em participar dos projetos “Convite às Artes Visuais”, “Convite à Música”, “Convite ao Teatro” e “Convite à Dança”. A licitação atende a Lei Municipal nº 8.399/2009, que estabelece as diretrizes para a Política Municipal de Cultura de Maringá e prevê a promoção e o incentivo à criação, produção, pesquisa, difusão e preservação das manifestações culturais nos vários campos da cultura.  

Outras Notícias