Notícias em Destaque



13/06/2018 - Cultura reúne artistas do teatro e circo para gestão participativa


A Secretaria de Cultura (Semuc) promoveu nesta quarta, 13, o primeiro dos  “Diálogos Setoriais de Cultura” com artistas e produtores culturais do teatro e circo. Nesta quinta, 14, às 15h30, o encontro será realizado com o segmento da dança na Sala de Reuniões (Paço Municipal).

Os encontros têm o objetivo de abrir um diálogo com artistas das diferentes áreas visando conhecer as necessidades e prioridades de cada segmento, além de fomentar uma gestão participativa dos artistas no desenvolvimento de ações da Semuc.

Entre as demandas dos artistas, destaque para ampliação da divulgação de apresentações, intensificação de atividades com o público infantil, valorização da cultura da bilheteria com subsídios de ingressos, reformulação de editais dos Convites, descentralização de espetáculos e valorização da cena local.

O secretário de Cultura, Miguel Fernando Perez Silva, ressaltou que um dos desafios é reduzir a burocracia que muitas vezes inviabiliza bons projetos e destacou ações iniciais na pasta como a liberação de R$ 8 milhões para a construção de centro cultural no antigo Cine Plaza com previsão de entrega até o final de 2019.

Miguel Fernando também lembrou que o edital Aniceto Matti revogado será republicado com o valor de R$ 2 milhões e que contará com prazos de execução. “Historicamente o edital nunca teve a previsão de prazos o que desestimulava os artistas”, destacou. 

O artista Marcelo Colavito elogiou a iniciativa da Semuc em ouvir as demandas e reunir profissionais do teatro e circo. “Um momento muito importante. Estou em Maringá há 7 anos e até então nunca tivemos essa oportunidade. Essas reuniões devem ocorrer sistematicamente e são fundamentais para evitar ruídos em conversas entre o poder público e artistas”, explicou.

Outras Notícias