Notícias em Destaque



10/08/2018 - Reforma da Maria Fumaça identifica sobreposição de tintas


A reforma da Locomotiva 608, também conhecida como “Maria Fumaça”, segue com aplicação de produtos removedores de tintas. Iniciada nos últimos dias, a locomotiva passou por lavagem completa com produtos desengraxantes de alta performance e está isolada para restauração. A previsão é que a reforma seja finalizada até o final do ano.

O proprietário da empresa vencedora da licitação para a reforma, Márcio Nogaroto Mendes, identificou a sobreposição de diversas tintas, inclusive tonalidades diferentes e sem qualidade. “Apesar das cores sobrepostas não teremos muita dificuldade para realizar o trabalho. Tenho boas lembranças quando criança dessa locomotiva que vamos reformar com muito carinho”, assegura.

Após a retirada das áreas oxidadas e pintura desagregada, a locomotiva receberá banho de ferrox para eliminação de possíveis focos de ferrugens e lavagens para retirada de resíduos químicos. A intervenção refará ainda as janelas de madeira e teto da cabine do maquinista, revisão do piso e restauro da funilaria.

Para prolongar a preservação da locomotiva serão aplicadas base antioxidante e anticorrosivo. Depois é a vez da pintura com tintas nas cores originais levantadas em pesquisa histórica e prospecção que apontou os tipos específicos de amarelo, preto e vermelho. O último passo será a desmontagem das peças e detalhes a serem restaurados em oficina e polimento do sino e demais peças em bronze.

Antes mesmo de ser iniciada a revitalização, a administração municipal investiu mais de R$ 56 mil para reforma a cobertura da locomotiva. A reforma contemplou a substituição da cobertura de madeira por estrutura metálica, restauração de esquadrias, paredes e grades, iluminação, entre outras ações, para intensificar a preservação da locomotiva contra condições adversas climáticas.

A “locomotiva 608” inaugurou a estação ferroviária em Maringá, em 1954, sendo doada pelo engenheiro Renato Meister e instalada no Parque do Ingá em 1973. A Maria Fumaça inspirou o eslogan “Histórias que constroem” e a identidade visual utilizada em todos os eventos da programação oficial de 70 anos de fundação do município.

Outras Notícias