Notícias em Destaque



08/02/2019 - Curta-metragem conta a história do ′Arraiá do Seo Zico Borghi′

Celebrada há 36 anos, a festa junina do pioneiro Zico Borghi virou filme. O curta ′Arraiá do Seo Zico Borghi: A Festa e a Tradição′, produzido com recursos do Prêmio Aniceto Matti de incentivo à cultura, será exibido em seis sessões. A primeira, na segunda, 11, será apresentada no Teatro Barracão, às 20 horas (entrada gratuita).
O filme, com duração de 30 minutos, conta a história do pioneiro Aníbal Borghi, cujo arraiá se tornou tradicional com seu apelido, Zico Borghi, realizado anualmente em junho, mês de comemoração de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). Hoje com 87 anos, Zico Borghi organizou a primeira festa junina no início da década de 1980, que ainda nos dias de hoje mantêm as características originais.
Com a repercussão do primeiro evento, em 1982, seo Zico entrou em contato com a Prefeitura de Maringá para conseguir uma locação maior, para atender a demanda de público. O colégio João Gentilin foi palco da festa por um período, mas com devido a popularidade do evento foi transferido para a capela Bom Jesus, onde ocorre a festa atualmente. 

Patrimônio Histórico
Criada em 1984, com o nome de Projeto “Memória” a Gerência de Patrimônio Histórico vem ao longo do tempo recolhendo, organizando e disponibilizando para pesquisadores, documentos referentes à história de Maringá. A documentação é dividida em três categorias a saber: a escrita (recortes de jornais, fichas de pioneiros, textos, revistas, títulos eleitorais, entre outros), a oral (entrevistas com pioneiros e moradores diversos), e a iconografia (fotografias, desenhos e cartazes). Existe também o acervo de objetos e quadros pictóricos, expostos periodicamente na sala de exposições do Teatro Calil Haddad (Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500, Zona 05). Tanto os artefatos, quanto as pinturas, foram doações de pioneiros e artistas, respectivamente. 

Datas das apresentações
11/02, as 20 horas - Teatro Barracão (Praça Professora Nadir Cancian, Zona 7)
13/02, as 20 horas - Teatro Barracão (Praça Professora Nadir Cancian, Zona 7)
20/02, as 20 horas - Teatro Universitário de Maringá (UEM) (R. Dr. Alberto Byngton Júnior, 343, Zona 7)
20/02, as 14 horas - Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) (R. Paranaguá, 430, Zona 7)
21/02, as 20 horas - Casa de Cultura Alcidio Regini (Av. Dona Sophia Rasgulaeff, 693,  Jardim Alvorada)
27/02, as 20 horas - Centro das Artes e dos Esportes Unificados (CEU) (Av. Antônio Bortolotto, 1002, Conj. Albino Meneguetti)

Saiba mais
Secretaria de Cultura (Semuc)
(44) 3218-6100

Outras Notícias