Notícias em Destaque



19/02/2019 - Projeto ′Delicada′ leva dança e diversão para a terceira idade

O projeto ′Delicada′, realizado pela Secretaria de Cultura (Semuc), da Prefeitura de Maringá, disponibiliza aulas de dança contemporânea para idosos do Asilo Wajunkai (avenida Londrina, 392, Jardim Aeroporto). As aulas, gratuitas, realizadas pelo prêmio de incentivo a cultura ′Aniceto Matti′, reuniu nesta quarta, 18 idosos, entre 50 a 92 anos. “A inclusão do idoso em atividades é essencial. Buscamos estimular essa prática levando cultura e diversão para todos”, explica o secretário de Cultura, Miguel Fernando. As apresentações seguem até sexta, 22, sempre as 15 horas.
“Dançamos sentados e também em pé. Não há nenhuma limitação para participar da atividade, que trabalha o corpo e a mente, melhorando a qualidade de vida e o convívio social” conta o professor, ator e bailarino Flávio Magalhães. O projeto intitulado ′Delicada′, foi inspirado no trabalho ′Kontakthof′, uma coreografia alemã que se utiliza de movimentos simples.
“Tivemos muito retorno dos participantes, eles vieram em todas as aulas sempre com bom humor e disposição para superar os seus limites”, complementa Flávio Magalhães. A apresentação consiste nos participantes colocarem as mãos no bolso, esfregar as mãos, coçar a orelha e segurar os cabelos. Os gestos quando realizados em  conjuntos se transformam em coreografias.
Alice de 78 anos, participou das atividades durante seis meses. “Depois de começar a participar do grupo e fazer as atividades físicas tudo melhorou. É muito bom. Aqui é animado”, diz ela. A atividade realizada proporciona melhoras na autonomia de atividades diárias. A Secretaria de Cultura promove diversos eventos culturais abertos à comunidade.

Aniceto Matti
O prêmio foi iniciado em 2011 e passou por diversas reformulações. Homenageia o autor da música do Hino à Maringá que nasceu na cidade de Piacenza - Itália em 09 de Janeiro de 1920, vindo para Maringá em 1953, procedente de Buenos Aires (Argentina). Professor de música, com passagens em diversas instituições culturais da Cidade Canção, faleceu em 14 de dezembro de 2000, consagrando-se como um dos grandes nomes da cultura maringaense.

Saiba mais
Secretaria de Cultura (Semuc)
44-3218-6100

Asilo Wajunkai (avenida Londrina, 392, Jardim Aeroporto)
(44) 3222-5651 

Outras Notícias