Notícias em Destaque



21/05/2019 - Exposição ′Maringá Raízes′ integra agenda cultural

A exposição ′Maringá Raízes′, em cartaz no 1º andar do Teatro Calil Haddad (avenida Teixeira Mendes, 2500, Zona 5), é uma das atrações da agenda de eventos da Secretaria de Cultura (Semuc), da Prefeitura de Maringá, que conta ainda com espetáculos teatrais, shows de música e exibições de filmes. A programação é desenvolvida nos espaços culturais mantidos pelo município. A exposição está disponível para visitação de segunda a sexta, das 8 às 21 horas e sábados, domingos e feriados das 8 às 17 horas. 

Em 1973, comitiva da cidade japonesa de Kakogawa doaram ao município um relógio de mesa da marca Seiko, selando a co-irmandade com Maringá.  Até 1985, o relógio decorou o gabinete do prefeito, no Paço Municipal, quando foi doado para a Gerência do Patrimônio Histórico. A peça está entre os elementos da exposição, que inclui ainda faixas maçônicas usadas por Hélenton Borba Cortes (1920-1988), Soberano Grande Inspetor Geral da maçonaria e chaleiras e cafeteiras que representam a evolução do preparo do café. 

Confira abaixo a programação cultural completa dessa semana. 

Convite à Música
Nesta quinta, 23, às 20h30, o músico Paulo Henrique Baldassi leva ao Teatro Calil Haddad canções de grandes compositores como Bach, Chopin e Liszt, interpretadas ao piano. Baldassi é bacharel em piano pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Convite ao Teatro
′Aconteceu no Brasil, Enquanto o Ônibus Não Vem′ é o título da peça que será apresentada nesta sexta, 24, no Teatro Barracão, às 20h30. A peça mostra personagens diversos que representam o Brasil, na forma de pessoas da atualidade no país.

Baile Terceira Idade
Nas sextas-feiras, ocorre o ′Baile da Terceira Idade′, uma parceria da Sasc com a Secretaria de Cultura. Os bailes recebem idosos de Maringá e região, que dançam e se divertem, enquanto Tercílho Men comanda o show musical no local. Os bailes são realizados das 14 às 17 horas, no Centro Social Urbano (CSU). Inscrições não são necessárias. 

Mostra de Aquarismo 
Na sexta, 24, inicia a 1ª Mostra de Aquarismo de Maringá, que percorre até domingo, 26, no Parque do Japão (rua Tulipa, 987), das 9 às 18 horas. O evento conta com exposição de peixes e aquários. Serão realizadas palestras com especialistas durante toda a exposição. 

Convite ao Cinema 
No sábado, às 20 horas, no Auditório Helio Moreira (anexo a Prefeitura), será exibido o filme ′Leave No Trace′, dirigido pela europeia Debora Granik. O filme conta a história de uma família que passa por constantes desafios por viver isolados em uma floresta. 

Convite à Literatura 
Também no sábado, às 18 horas, no Parque Alfredo Nyffeler (rua Quito, Vila Morangueira), ocorre o projeto ′Lendo Lendas′, com a participação da atriz, diretora e produtora teatral Elaine Teleken. A classificação indicativa do projeto é livre. 

Exposição Abstrações
A Biblioteca Municipal do Jardim Alvorada (avenida Sophia Rasgulaeff, 693) recebe até sexta, 24, a exposição ′Abstrações′ de Ilson Orioli, agente comunitário de saúde (ACS). Os quadros foram criados a partir do envolvimento com pacientes em tratamento psicológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Alvorada.  A exposição segue o horário de funcionamento da biblioteca, das 9 às 17 horas. Confira a matéria no link https://bit.ly/2Wla5g0

Exposição Paço Municipal 
A exposição mostra as etapas da construção e desenvolvimento dos três prédios do Paço Municipal de Maringá. As fotografias estão em exposição no Teatro Calil Haddad, e prossegue até 31 deste mês, das 8 às 21 horas e sábados, domingos e feriados, das 8 às 17 horas, no primeiro andar do teatro. 

Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. Os ingressos para os espetáculos realizados em teatro e auditório devem ser retirados com uma hora de antecedência. Chegue cedo e garanta o seu lugar.

Saiba mais:
Secretaria da Cultura (Seduc)
(44) 3221-6900

Outras Notícias