Notícias em Destaque



26/05/2020 - Ulisses Maia envia ofício de apoio para PL da Cultura

Maringá está entre principais cidades do Paraná que apoia o Projeto de Lei (PL) 1075/20 - Lei de Emergência Cultural. Projeto será votado na tarde de hoje, 26, em Brasília, em apoio aos artistas de todo o Brasil. PL prevê R$ 3,6 bilhões para ações culturais emergenciais. Prefeito Ulisses Maia assinou na semana passada ofício que foi encaminhado para os deputados federais paranaenses e líderes da Câmara Federal, juntamente com documentos elaborados por outras secretarias de Cultura de cidades do Paraná. "A aprovação desse PL será um alento necessário a todos os profissionais envolvidos com a cadeia que envolve as artes e cultura nacional", considera secretário de Cultura de Maringá, Chico Pinheiro. 

PL tem aspectos de fomentos diretos e indiretos. Como subsídio mensal para espaços e organizações culturais, editais para projetos, linhas de créditos, suspensão de tributos do segmento, entre outros que ajudariam setor cultural e diminuiria impacto das restrições causadas pelo coronavírus na vida dos artistas.

Confira trechos do ofício assinado pelo prefeito Ulisses Maia: "...No ano de 2019 atendemos a um público superior a um milhão de expectadores somente nas atividades ligadas ao poder público... Para o ano de 2020 tínhamos planejado um expressivo quadro de ações que envolveriam toda a cadeia das artes e cultura... Em Maringá estamos desenvolvendo algumas ações visando amenizar o impacto da citada pandemia no que diz respeito aos profissionais das artes e cultura... Expressamos nosso apoio ao PL 1075/20, o qual tramita na Câmara por acreditarmos que ele é um dos caminhos que ajudará uma gama de profissionais que se encontram em situação de calamidade por não ter condições de exercer suas atividades."

A Secretaria de Cultura de Maringá (Semuc) tomou iniciativas de ajudar artistas locais. Na agenda de aniversário de 73 anos da cidade no começo desse mês teve atividades com artistas da cidade. Logo em seguida, foi publicado edital "Em casa com arte" com verba de R$ 200 mil para apresentações online que visa beneficiar quase 200 projetos de artistas e agentes culturais maringaenses. Além da retomada no formato live os projetos dos Convites. 

• Saiba mais sobre PL 1075/20


Outras Notícias