A Secretaria de Cultura de Maringá criou o projeto Convite ao Teatro em março de 2008, seguindo o modelo dos projetos anteriores Convite à Música e Convite à Dança. A proposta é oferecer gratuitamente a toda a população espetáculos teatrais de qualidade, realizados por companhias maringaenses e por grupos convidados. Toda sexta-feira, sempre às 20h30, o Teatro Barracão abre suas portas para quem gosta de arte.
Desde seu inicio, muitos artistas de teatro residentes em Maringá já passaram pelo projeto, inicialmente em temporadas de um mês: Cia. Palco, Cia Quilombo, Cia Fantokids, Cia. Pedras, Circo Teatro Sem Lona, Teatro Universitário de Maringá, Cia. Tipos & Caras, além de grupos de outras cidades (Curitiba, Brasília). As companhias recebem um cachê para se apresentar na sexta-feira com entrada franca.

Objetivo:
1) Formar público para o teatro, oferecendo espetáculos gratuitamente toda semana;
2) Incentivar a produção dos grupos teatrais maringaenses e dar visibilidade para elas;
3) Criar a cultura das temporadas teatrais, prática ainda pouco comum na cidade;

Justificativa

Durante muito tempo, Maringá foi acusada de ser uma cidade sem cultura, que não oferecia atrações culturais para sua população. O convite ao Teatro, bem como seus antecessores Convite à Música e Convite à Dança, vieram para mudar essa mentalidade e vem alcançando o seu objetivo, contando com um público fiel e educado.
A permanência dos projetos fez com que o maringaense se acostumasse com uma vida cultural farta e dinâmica e passasse a entrar em contato com as produções feitas em sua cidade, muitas das quais eram pouco conhecidas da população. A Secretaria de Cultura assume a divulgação do projeto, fornecendo cartazes e programas, além de assessoria de imprensa que divulga as estreias e tem atingido um bom público.

PROGRAMAÇÃO