Programação Cultural

 
Mês Anterior Mês Posterior Maio/2019


CYPHERLAB 4
06/05/2019  à 30/05/2019
Local:
Valor: Gratuito
Observação:

> Contemplado prêmio Anicetto <<

Durante os meses de fevereiro, março e abril, 20 MCs da cidade e região foram selecionados para rimar ao lado de Sandrão RZO, Clara Lima, Inglês e Slim Rimografia, em cima de quatro beats produzidos por DJ Cia, Badsista, DJ Coala e DJ Skeeter. Os resultados desses encontros são quatro episódios do webdocumentário, que mostrarão os bastidores das produções do projeto, desde a composição das letras até a gravação das músicas e vídeos, e quatro cyphers.
A última mas não menos esperada cypher desta primeira edição do projeto CypherLab está no ar. O rapper paulistano Slim Rimografia se juntou aos MCs selecionados Diogo Octavio Possel (Po$$el), Gabriel Henrique Silva Santos (TR), Gabriel Garcia Ferreira (GARCIA), Paulo Ricardo Aparecido Teixeira de Souza (AKAI) e Arthur Castilho (TUTU) para rimar em cima do beat da Badsista.

Acesse o link:
CYPHER #4: https://www.youtube.com/watch?v=KbYKCgkxYm0

CypherLab é contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti, da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc).

 
Convite à Literatura - No meio do caminho tem um Drumond, tem Machado, eu, você e também Amado
07/05/2019  à 07/05/2019 9h  às 12h
Local:
Valor: Gratuito
Observação:O projeto "No meio do caminho tem Drummond, tem Machado, eu, você e também Amado" - contemplado pelo edital "Convite à Literatura", da Prefeitura do Município de Maringá - Secretaria de Cultura - é destinado a adolescentes da faixa etária dos 13 aos 17 anos. Tem como objetivo abrir espaço ao adolescente a fim de que ele interaja com textos clássicos e contemporâneos, numa reflexão sobre o EU, o OUTRO e o NÓS. Será dividido em três encontros e para participar de todos é necessária a confirmação e autorização da(o) responsável, sendo que serão realizados em locais distintos. Ocorrerá nos dias 27 de abril, 04 e 11 de maio, sempre das 09 horas até as 12 horas.
Locais das apresentações:
04/05 - Parque do Ingá
11/05 - Gramado do Teatro Calil Haddad
ATENÇÃO: Levar ALMOFADA (que possa ser colocada no chão), CANETA E REPELENTE

INSCRIÇÕES PELO LINK: https://bit.ly/2DIfOCr


 
Exposição Maringá Raízes
07/05/2019  à 07/05/2019
Local:
Valor:
Observação:A Gerência do Patrimônio Histórico de Maringá iniciou nesta segunda-feira, a mini-exposição “Maringá Raízes”. São quatro vitrines no hall do primeiro andar do Teatro Calil Haddad que mostram, em quatro vieses, o desenvolvimento da região de acordo com a sua formação populacional.

A exposição visa estimular o exercício de curiosidade sobre o patrimônio histórico maringaense. São peças incomuns que aguçam as perguntas sobre o passado histórico da cidade e aproximam o visitante de personagens importantes e pouco observados pela maioria. Uma das peças que chama atenção é a cafeteira automática feita com latas de metal que já antecipava a estrutura das cafeteiras elétricas modernas. Essa vitrine é aromatizada com café para que o visitante possa receber estímulo sensorial enquanto aprecia o patrimônio.

“Maringá Raízes” é uma exposição de média duração e ficará em funcionamento no Teatro Calil Haddad de segunda a sexta, das 08h às 17h.

Serviço:

Funcionamento: Seg-Sex 8h às 21h
Sábados, domingos e feriados: 8h - 17h

Teatro Calil Haddad

Av. Doutor Luiz Teixeira Mendes, 2500 - Zona 05 - 

Coordenadoria de Museu: (44) 3218-6121

 
Exposição - Paço Municipal
07/05/2019  à 31/05/2019
Local:
Valor:
Observação:
As várias etapas de construção e funcionamento dos três prédios do Paço Municipal de Maringá serão mostradas em uma exposição fotográfica organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semuc).
A mostra será aberta na próxima segunda-feira, dia 18, e permanecerá para apreciação do público, segunda à sexta 8h às 21h e finais de semana e feriados 8h às 17h, até o dia 31 de maio, na Sala de Exposições Históricas, localizada no 1º andar do Teatro Calil Haddad.
Selecionadas pela Gerência de Patrimônio Histórico da Semuc, as 40 imagens em preto e branco e em cores dos primeiros fotógrafos da cidade a serem expostas retratam aspectos rotineiros desde a primeira sede administrativa de Maringá, construída em 1948 na esquina da avenida XV de Novembro com a então Avenida Ipiranga, atual Getúlio Vargas. Na época, a Prefeitura de Mandaguari criou no local a Agência Arrecadadora Distrital de Maringá, que foi elevada em junho do mesmo ano à condição de subprefeitura. 
Com fachada em alvenaria e o restante em madeira, o prédio onde funcionava o órgão foi o mesmo que passou a sediar a Prefeitura de Maringá em 1952, quando o primeiro prefeito, Inocente Villanova, assumiu a administração do município.


 
Baile da Terceira idade -
07/05/2019  à 20/11/2019 14h  às 17h
Local: CSU - VILA Morangueira
Valor: Gratuito
Observação:Todas as sextas-feiras, das 14h às 17h, no CSU (Centro Social Urbano), acontece o "Baile da terceira idade".

O projeto, em ação desde 2015, é parceira entre Sasc e a Secretaria de Cultura, e recebe em média 200 pessoas por baile.

Tem como objetivo promover a interação dos moradores de diversos bairros, além de ajudar na saúde física e mental dos participantes. A animação musical fica por conta das bandas Bailanta e Tercilio Man.

O projeto vai até dezembro, acontece todas as sextas-feiras, exceto aos feriados, no Centro Social Urbano que fica R. Haiti, 908 - Vila Morangueira

 
Exposição Abstrações
08/05/2019  à 24/05/2019
Local: Biblioteca Alvorada
Valor: Gratuito
Observação:

A Biblioteca Alvorada receberá entre os dias 08 e 24/05, a exposição de Artes Plásticas “Abstrações” do servidor público Ilson Baptista Orioli, lotado na Secretaria de Saúde de Maringá.

Segundo Ilson, sua maior influência é o pintor catalão Salvador Dali, conhecido pelos trabalhos surrealistas. A partir daí, seus quadros trazem também combinações bizarras e oníricas por meio de materiais como tinta a óleo, giz de cera e lápis de cor. Boa parte dos quadros foram criados noenvolvimento do artista com pacientes em tratamento psicológico enquanto desenvolviam Terapia Ocupacional na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Alvorada.

Abertura da exposição: 08/05/2019 às 15h (Depois continuará aberta no horário de atendimento da biblioteca)

Local: Biblioteca Alvorada - Av. Sophia Rasgulaeff, 693 - Jardim Alvorada - Fone: 3901-1747

Classificação etária: livre.

 
Desfile de aniversário de 72 anos de Maringá
13/05/2019  à 13/05/2019
Local:
Valor: Gratuito
Observação:


De forma inédita, o desfile será realizado na avenida Tiradentes com início no cruzamento da Duque de Caxias e término no cruzamento com a avenida Herval. Neste ano homenageará a força das mulheres na construção da história e desenvolvimento do município.

A ala artística contará com cinco blocos. Destacará a história de mulheres que utilizavam a nascente do córrego Moscados no Parque do Ingá para obter recursos com a lavagem de roupas; a Maria do Ingá; grandes mulheres de época para chegar então à mulher na sociedade maringaense e a mulher maringaense do futuro.

Prestigiando os pioneiros, homens e mulheres que ajudaram a construir a Maringá dos dias atuais, a Semuc reservará uma arquibancada especial, diferente das de outros anos que era destinada também para autoridades, com menos degraus e mais acessibilidade.

 
Exposição - Cristais de tempo
17/05/2019  à 10/05/2019
Local:
Valor:
Observação:


Explorando as múltiplas dimensões e sentidos da expressão cristais de tempo, a proposta dessa exposição é capturar as várias temporalidades da imagem num só objeto plástico. Na esteira do filósofo Gilles Deleuze, entendemos que há na imagem-cristal uma perpétua fundação do tempo. Um jorrar de um presente que passa sem cessar e de um passado que se conserva e pode ser recuperado enquanto lembrança e memória já marcadas pela imaginação. É essa indiscernibilidade entre passado, presente e futuro que a presente exposição busca explorar, dando passagem para um exercício imaginativo a partir de nossas memórias e lembranças. Apropriando-se de fotografias antigas, a artista recorta e cria lacunas nas imagens, afasta, inverte e a rearranja na intenção de deixar ver espaços e outras possibilidades narrativas. Feito isso, as imagens são incrustadas em blocos de resina, dando um ar de eternidade para objetos que revelam muito mais a maleabilidade do tempo em sua capacidade de se atualizar e mobilizar afetos.


Sobre a artista:

Roberta Stubs é artista e professora na Universidade Estadual de Maringá e possui trabalhos em fotografia, vídeos e objetos. Em sua trajetória artística, ela tem explorado temas como a fragilidade do corpo, a memória afetiva e as dimensões do sujeito enquanto corpo sensível. Seu trabalho pode ser visto no sitewww.robertastubs.com.

Segunda a sexta das 8h às 21h

Sábados e domingos 8h às 17h

Entrada gratuita

Classificação Livre

 
City Histórico no Cemitério Municipal
18/05/2019  à 18/05/2019 9h  às 11h
Local: Cemitério Municipal de Maringá
Valor: Gratuito
Observação:Data:18 de maio de 2019
Local: Em frente ao portão de entrada principal do Cemitério Municipal.  
Horário de saída: às 09:00 
Finalização prevista: às 11:00
Obs.:Chegar com 15 minutos de antecedência diante do portão principal do Cemitério e usar roupas/calçados confortáveis. Levar água. 
Não será oferecido transporte.
 
Patrimônio na roda
25/05/2019  à 07/05/2019 19h  às 21h
Local: Teatro Calil Haddad
Valor: Gratuito
Observação:Patrimônio na Roda

Tema Central: "Patrimônio na RODA": A política na história de Maringá
Data: dia 20 de maio de 2019.
Horário: 19h às 21h
Local: Sala de Exposições da Gerência de Patrimônio Histórico - Teatro Calil Haddad
Av. Luiz Teixeira Mendes, 2500 - Zona 5 - Maringá - PR
Condutora da RODA: Professor Dr. Reginaldo Benedito Dias


Reginaldo Benedito Dias: Professor do departamento de história da UEM e do programa de pós-graduação em história da UEM. 
Doutor em história política pela Unesp. Autor de vários livros sobre a história de Maringá e região, 
a maioria com foco no universo político