Programação Cultural

 
Mês Anterior Mês Posterior Dezembro/2019


Bibliotecas Municipais
01/12/2019  à 05/12/2019
Local:
Valor: Gratuito
Observação:

As bibliotecas municipais contam com uma programação especial neste mês. As ações incluem oficinas temáticas natalinas, contações de histórias, oficina de grafite e espetáculo teatral em comemoração aos 35 anos da biblioteca Alvorada.

Acesse a programação completa e veja qual biblioteca tem mais próxima de você:

http://www2.maringa.pr.gov.br/cdn-impren…/agendadezembro.pdf

 
Convite à Dança - Um mar de aventuras - Associação Passantes e Pensantes
04/12/2019  à 04/12/2019 20h30
Local: Teatro Reviver
Valor: Gratuito
Observação:Descrição: Um mar de aventuras Associação Passantes e Pensantes Em uma ilha, na vila de Motunui, vive Moana que sempre quis desbravar os mares e matar sua sede de descobertas, mas as limitações impostas pelo seu pai, chefe de Motunui, faz com que ela aceite seu papel como líder. Tudo muda quando um mal milenar atinge a ilha. Com o futuro do seu povo em risco, Moana é escolhida pelo Oceano para navegar em busca do semideus Maui, o qual deverá ajudá-la a devolver a joia conhecida como coração de Tefiti ao lugar onde pertence para restabelecer o equilíbrio da natureza e salvar sua terra.
 
Convite ao Teatro - URBANA
04/12/2019  à 04/12/2019 20h30
Local: Teatro Barracão
Valor: Gratuito
Observação:
Urbana
Glaucy Fragoso

Classificação livre

Urbana narra a cidade e o indivíduo em desordem. Tem um pouco do olhar do palhaço, de se deixar afetar pelo outro e de rir do ridículo e do absurdo.
O espetáculo teatral “Urbana”, com Glaucy Fragoso tem a supervisão geral
de Julio Adrião e codireção de Roberto Rodrigues.
A montagem da atriz, palhaça e dramaturga, apresenta um solo de teatro físico, baseado em fatos e personagens reais, onde a cidade e o homem estão em desordem.
“Urbana” aborda a humanidade do indivíduo em situações de risco e
abandono, às margens da cidade acuada por poderes paralelos (comum aos
grandes centros). Pessoas que Glaucy Fragoso encontrou pelas ruas.
Encontros que revelaram a humanidade desses indivíduos para além da
marginalização a que estão sujeitos, bem como suas influências.

Sinopse:
Baseado em fatos e personagens reais, o espetáculo aborda a humanidade do indivíduo marginalizado. A cidade e o homem em desordem, pessoas em situações de risco e abandono, às margens da cidade acuada por poderes paralelos. Com ação física, técnicas de circo e de dança, a atriz e dramaturga questiona a normatização da barbárie e busca refletir sobre os encontros humanos, bem como suas influências ao meio que se habita.  
 
Exposição "Cartazes em Cartaz"
04/12/2019  à 04/12/2019 8h  às 21h
Local: Teatro Calil Haddad
Valor: Gratuito
Observação:

Exposição "Cartazes em Cartaz"

Quem vier ao Teatro Calil Haddad poderá conferir a exposição "Cartazes em Cartaz", produzida pela Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural no 2º piso do Teatro.
São 40 cartazes colecionados há mais de 30 anos, fruto do acervo de doações e coletas feitas pelo Patrimônio; ações da própria Secretaria de Cultura.

Horário de visitação:

2ª a 6ª: 8 às 21h
Sáb, dom e fer: 8h às 20h
Entrada gratuita
Classificação livre

Teatro Calil Haddad
Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500. Zona 05

 
Na Montanha - Alan Lopes e Mistério Sublime
05/12/2019  à 05/12/2019 20h30
Local: Teatro Barracão
Valor: Gratuito
Observação:Descrição:20h30 Teatro Barracão Entra gratuita Classificação livre Na Montanha Alan lopes e Mistérios Sublime A apresentação é composta com músicas autorais e não autorais sacras.
 
Cinema a Céu Aberto - O Grinch
05/12/2019  à 05/12/2019 20h
Local:
Valor: Gratuito
Observação:
1.12 (quarta-feira)

20h
O Grinch (2000)
Direção Ron Howard

Meu Campinho ao lado do CMEI Dona Geny - Rua Mieko Imai da Silva, 660. Jd. Licce

O rabugento Grinch faz de tudo para acabar com o Natal dos cidadãos de Quemlândia. Seu plano é roubar das pessoas tudo que tenha ligação com a data, até que a menina Cindy Lou Who resolve ficar amiga dele.

Classificação livre
Entrada gratuita

* Recomendamos levar cadeiras, esterias, cangas para melhor acomodação.



 
Convite ao Teatro - ATERRA
06/12/2019  à 06/12/2019 20h30
Local: Teatro Barracão
Valor: Gratuito
Observação:Descrição: CIA. DA TERRA Classificação 14 anos Inspirada pela cidade de Jacarezinho, no Paraná, entre 1920 e 1950, a peça narra a história de um homem simples, do campo, tendo como conflito os seus “aterramentos”, da infância à vida adulta. Aterrar é o processo do ser humano de deixar pelo caminho da vida decisões e vontades, e nesse percurso é quando aterramos - por decisão própria ou de terceiros - nossos desejos, nos afastando cada vez mais da nossa essência. Resgatando e valorizando a cultura caipira a trilha sonora original auxilia nossa viagem a esta delicada e emocionante poesia documental.
 
Convite ao Cinema - Sem Sol
07/12/2019  à 07/12/2019 20h
Local:
Valor: Gratuito
Observação:
Descrição:

20h

Documentário

França/1983 - 100min.

Direção: Chris Marker

Narração: Florence Delay

Local: Auditório Hélio Moreira

Endereço: Av. XV de Novembro, 701 (anexo a Prefeitura)

Classificação 16

ENTRADA FRANCA

Coordenação e Curadoria - Paulo Campagnolo


Numa meditação política e poética sobre a memória, tocada pela graça, envolvendo imagens, sons, música, palavras e a voz de uma mulher que lê as cartas de um cinegrafista, Sandor Krasna, viajante do mundo (Japão, África, Europa). Como representar esse mundo, como ser/estar diante do mundo? Poema cinematográfico, um dos mais belos e emblemáticos filmes da história, “composto e montado” por Chris Marker, um mito do cinema. O prazer de ver. O prazer de sentir

 
Convite à Dança - Corpos e Sentimento - Academia Márcia Angeli
11/12/2019  à 11/12/2019 20h30
Local: Teatro Reviver
Valor: Gratuito
Observação:
Corpos e Sentimento 
Academia Márcia Angeli
Classificação livre

Este Espetáculo, além de reunir coreografias e grandes bailarinos profissionais da AMA, contará com a formatura de 6 formandos de dança de Jazz dance em uma noite especiall.

 
Convite à Música - Nordeste Encantado
12/12/2019  à 12/12/2019 20h30
Local: Teatro Barracão
Valor: Gratuito
Observação:
Nordeste Encantado
Anunciação
Classificação livre

Fundado em março de 2019, o grupo Anunciação foi criado pelas acadêmicas do curso de graduação em música da Universidade Estadual de Maringá. Isabel, Karla, Maria, Paloma e Rafaela. Formado por dois violinos, zabumba/pandeiro, violão, triângulo e voz, o intuito do grupo é, além da performance, valorizar a pesquisa e difundir acultura popular, especialmente a cultura nordestina que é pouco valorizada na região.

A escolha do repertório busca aproximar o cenário nordestino trazendo em sua parte musical arranjos vocais e instrumentais e também a apresentação da literatura de cordel que é declamada durante o espetáculo.

Outro elemento de destaque é a formação do grupo: um grupo de forró formado apenas por mulheres. Na conjectura atual é importante ressaltar essa composição da banda, como forma de valorizar afigura feminina e mostrar a força da mulher.

O grupo traz um repertório com músicas tradicionais de compositores como: Humberto Teixeira, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Gilberto Gil,jackson do pandeiro, Sivuca, entre outros.

 
Oficina de Grafite
14/12/2019  à 04/12/2201 20h30
Local:
Valor: Gratuito
Observação:

A Biblioteca Municipal Alvora comemora 35 anos este mês e uma da ações de comemoração será a o oficina de grafite com o artista plástico Renê Meyring. Serão duas horas de teoria, seguidas de quatro horas de prática, em que os participantes produzirão um painel na parede externa da biblioteca.

As inscrições serão gratuitas e o material incluso. A oficina será no dia 14/12 (sábado) das 9h às 17h, com intervalo para almoço.

Vagas Limitadas a 15 participantes.
Idade: a partir de 12 anos.

Inscrição: diretamente na Biblioteca Municipal Alvorada - Av. Sophia Rasgulaeff, 693 ou pelo fone 3901-1747.

Recomendação: por trabalhar com tinta, o participante deverá utilizar roupas que possam ser descartada depois.

 
 
Convite ao Cinema - Almadas Maculadas
14/12/2019  à 14/12/2019 20h
Local:
Valor: Gratuito
Observação:


ALMAS MACULADAS


EUA/1958 - 91min.

Direção: Douglas Sirk

Elenco: Rock Hudson, Robert Stack, Dorothy Malone e Jack Carson

Local: Auditório Hélio Moreira

Endereço: Av. XV de Novembro, 701 (anexo a Prefeitura)

Classificação 16


Coordenação e Curadoria - Paulo Campagnolo

Filme favorito de Sirk e que o grande William Faulkner considerou como a melhor adaptação de uma obra sua para o cinema (no caso, o romance “Pylon”, de 1935), “Almas Maculadas” é uma obra-prima sobre redenção na história de um ex-herói de guerra decadente que vive de participar de shows de acrobacias aéreas, sua esposa infeliz e um repórter em busca de uma grande história. Com fotografia excepcional (de Irving Glassberg) em cinemascope e em preto e branco, uma sucessão de imagens crepusculares de um tempo, de um mundo, de um cinema magnífico. De beleza convulsiva!

 
Cinema a Céu aberto - O Expresso Polar
22/12/2019  à 22/12/2019 20h
Local:
Valor: Gratuito
Observação:

20h

Cinema a Céu aberto - O Expresso Polar

Robert Zemeckis com Tom Hanks, Leslie Harter Zemeckis, Eddie Deezen, Nona Gaye.

Tom Hanks e o diretor Robert Zemecks se reúnem para "O Expresso Polar", uma aventura inspirada no livro infantil de Chris Van Allsburg. Quando um menino cheio de dúvidas pega uma extraordinária carona para o Polo Norte, ele embarca em uma jornada de autodescobrimento que mostra a ele que a maravilha da vida nunca desaparece para aqueles que acreditam.

Praça da Catedral

* Recomendamos levar acomodações