Programação Cultural

 
Mês Anterior Mês Posterior Julho/2019


Exposição Vila Operária
01/07/2019  à 31/07/2019 8h  às 21h
Local: Teatro Calil Haddad
Valor: Gratuito
Observação: Teatro Calil Haddad (avenida Luiz Teixeira Mendes, 2500) recebe durante o mês de julho a exposição ′Vila Operária′, que mostra em fotografias, a evolução do bairro ao longo da história. A iniciativa é da Secretaria de Cultura (Semuc) e Gerência do Patrimônio Histórico-Cultural, responsável por resgatar e preservar documentos históricos de Maringá. A exposição segue o horário do teatro, de segunda à sexta, das 8 às 21 horas e sábados, domingos e feriados, das 8 às 20 horas.
 
Dançando no Centros
01/07/2019  à 02/07/2019
Local:
Valor:
Observação:

O Centro Integrado Dança&Saúde esta ministrando oficinas de Forró e Dabke Libanês (dança de roda).

As aulas são gratuitas, sem restrição de idade, nos Centro Comunitários dos bairros: Conjunto Lea Leal, Borba Gato, Conj. João Paulino, Sumaré, São Silvestre e Jardim Quebec.

Inscrições on line ou no local
https://www.e-inscricao.com/cids/dancanoscentros

Borba Gato e Lea Leal: terças às 19:30h
Jd. Quebec e Conj. João Paulino: quintas às 19:30h
Demais agendas e informações pelo: 44- 9 9916-7049

 
Inscrições CAC
02/07/2019  à 07/07/2019 8h  às 17h
Local: Teatro Barracão
Valor: Gratuito
Observação:

<<OPORTUNIDADE>>

Centro de Ação Cultural (CAC), abre inscrições para cursos do segundo semestre.

As inscrições serão realizadas no dia programado para a inscrição de cada curso, das 8h30 às 17 horas. O aluno deve portar uma foto 3x4, documento com foto e comprovante de residência (talão de água, luz ou IPTU). Menores de idade devem estar acompanhados do responsável no ato da matrícula.

 
O Pior Show do Mundo
02/07/2019  à 02/07/2019 20h
Local: Teatro Barracão
Valor: Gratuito
Observação:Dia 07.07 (Domingo) às 20h, no Teatro Barracão, acontece o Stand-up Comedy ′O Pior Show do Mundo′, com os comediantes Renan Malanga, Luca Mendes e Bruno Barros. Projeto produzido com verba de incentivo à Cultura - Prêmio Aniceto Matti Entrada gratuita Retirada de ingressos meia hora antes no local Classificação 14 anos
 
Bibliotecas Municipais
02/07/2019  à 02/07/2019
Local:
Valor:
Observação:
Neste mês de julho a Biblioteca Municipal Pioneiro Manoel Pereira Camacho Filho (Biblioteca Operária) completará 34 anos e contará com uma programação especial. 

No dia 05, (data do aniversário), às 14h, o Circo Teatro sem Lona fará a apresentação da peça ′Peripécias Circenses′. Também terá distribuição de pipoca e algodão doce.
 E nos dias 02, 03 e 04/07/2019 às 9h30 e 14h  o projeto "Autor-presente" de Danilo Furlan, com contação de história, exposição e distribuição de livros, completa a programação especial. 

Confira a programação completa para o mês de Julho em todas Bibliotecas Municipal de Maringá: https://bit.ly/2NHOCv1



 
Autor Presente
02/07/2019  à 15/07/2019
Local:
Valor: Gratuito
Observação:

Autor presente

Um Livro pode unir a família para um momento de descontração e prazer, tornando a leitura um possível hábito na vida de um adulto, bem como acompanhar toda a vida de uma criança. Pensando nisso, o projeto “Autor Presente” pretende aproximar o cidadão Maringaense do livro e da leitura, presenteando-o com os livros do escritor Danilo Furlan.

Ocorrerão 36 encontros, divididos nas seis Bibliotecas Municipais de Maringá, promovendo, inclusive, o acesso ao livro, já que os presentes serão brindados com 120 exemplares após a apresentação de contação de histórias e bate-papo com o autor. Conjuntamente, haverá exposição de ilustrações originais, cujos trabalhos de Marcos Verdeiro, também convidado para os encontros, estão em dois livros a serem distribuídos.

Cada Biblioteca receberá dois encontros pela manhã, dois à tarde e dois no período da noite. Todos eles aberto à comunidade, desde que agendado, conforme prevê o projeto. Serão presenteados, ao todo, 4.320 livros, compreendendo os títulos de A história de Naitá, Sai pra lá, Vira Lata e Quando o cheiro da chuva vem, perfazendo 1.440 exemplares de cada. Os dois primeiros títulos já estão publicados; o último, programa-se lançar em outubro do presente ano, e todos eles vieram a público de forma independente pelo autor e ilustrador dos dois últimos.

Os livros, com selos da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá e Prêmio Anicetto Matti, terão uma tiragem exclusiva para o projeto.

A presença do autor e o ilustrador dos livros, a serem distribuídos de forma gratuita, pode significar, àquele que o receber, um incentivo único na busca por novos autores e livros.

 
>> City tour Histórico - Vila Operária <<
06/07/2019  à 02/07/2019 9h
Local:
Valor: Gratuito
Observação:


Situado dentro do plano urbanístico de 1945, o bairro de Vila Operária foi concebido para abrigar as indústrias da nascente Maringá, bem como os trabalhadores das referidas fábricas. Possuindo um perfil socioeconômico humilde, a zona 3 foi formada por nordestinos, paulistas, paranaenses, mineiros e estrangeiros como: italianos, portugueses, japoneses, sírio libaneses e imigrantes do leste europeu.

Inscrições pelo link: https://forms.gle/pdwA3QRMhThgWKFt9

Data: 06.07
Local de saída: Catedral Nossa Senhora da Glória (em frente da entrada principal, na av. Tiradentes)
Endereço: Praça da Catedral, s/n - Zona 02
Horário de saída: às 9h
Finalização prevista: às 11h30.
Obs.: chegar com 15 minutos e antecedência e usar roupas/calçados confortáveis.

#prefeiturademaringa #secretariadecultura #vilaoperaria #passeioshistoricos


 
FOLHETIM CULTURAL O GAUCHE
06/07/2019  à 00/00/0000
Local:
Valor: Gratuito
Observação:
Nos sábados de MAIO, JUNHO E JULHO (25/05, 08/06, 29/06*, 06/07 e 20/7), acontecem, na BIBLIOTECA OPERÁRIA, as oficinas de literatura fantástica. Os encontros são independentes, então você pode escolher a data de maior disponibilidade e se inscrever por e-mail (manifestogauche@gmail.com) ou diretamente na biblioteca. O inscrito deverá informar nome, telefone e a data que deseja reservar. As vagas são limitadas! 
O evento acontece das 8h às 12h, com conteúdo programático e público livre! No encontro explicaremos o que é a literatura fantástica, quais seus elementos e daremos exemplos clássicos e contemporâneos e, além disso, faremos exercícios e leituras. Não perde essa, hein! Vem escutar um sonzinho, escrever, aprender e tomar um café com a gente! 

O projeto é uma iniciativa do FOLHETIM CULTURAL O GAUCHE junto à SECRETARIA DE CULTURA DE MARINGÁ, por meio do edital Territórios Culturais."
 
Oficina ′Comédia para não atores e atores′
08/07/2019  à 12/07/2019 18h  às 22h
Local: Casa de Cultura
Valor: Gratuito
Observação:

Territórios Culturais

Estão abertas as inscrições para oficina ′Comédia para não atores e atores′. A Escola Cabaré de Rua é uma proposta idealizada por Antonia Vilarinho e Douglas Kodi que surgiu da realização de uma prática pedagógica que fosse voltada para a construção de cena/números para composição de um show de variedades (Cabaré). Projeto contemplado pelo Prêmio de Incentivo à Cultura/ Territórios Culturais.

O curso visa propor para não-atores e atores o trabalho com práticas da Comédia que podem ser aplicadas para a criação de cenas/números cômicos. Para isso serão utilizadas ferramentas pertencentes a Comédia e que permeiam as práticas do ministrantes como: Improvisação Cômica, Coro e Corifeu, Máscara, Palhaçaria, Commedia dell′arte, Brincadeira e Jogo.

Livre para todos os públicos

Inscrições pelo email: cabaracomedia@gmail.com
08 a 12 de Julho
18h às 22h

* Gratuito

Local: Casa de Cultura - Av. Dona Sophia Rasgulaeff, 693 - Jardim Alvorada


 
City Tour Vila Operária
13/07/2019  à 13/07/2019
Local:
Valor:
Observação:

>>City Tour Vila Operária <<

Você conhece a história da Vila Operária?

Um passeio diferente e cheio de curiosidades históricas;
o City Tour Vila Operária, proposta realizada pela Prefeitura de Maringá, por meio Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, da Secretaria de Cultura, acontece novamente neste sábado (13.07), com saída às 9h. da Catedral Nossa Senhora da Glória (em frente da entrada principal, na av. Tiradentes)

Obs.: chegar com 15 minutos e antecedência e usar roupas/calçados confortáveis.

Link para inscrição:https://forms.gle/zBgVuGpeXGYVviyo6

 
Semana Municipal das Artes e da Cultura - 2º Etapa
14/07/2019  à 21/07/2019
Local:
Valor: Gratuito
Observação:

A Semana Municipal das Artes e da Cultura de Maringá, que trouxe como tema "Cultura para quê?, prossegue com sua segunda etapa, que ocorre neste mês de julho com ações que impulsionam a reflexão da comunidade sobre os objetivos e novos desafios das artes e da cultura.

A primeira etapa aconteceu em março, trazendo em sua programação ações formativas com profissionais de reconhecimento nacional e atrações musicais como João Bosco e a Banda Mais Bonita da Cidade. Mais de 10 mil pessoas estiveram presentes nas atividades.

Para segunda etapa, o público contará com diversas manifestações artísticas, gratuitas, promovidas em teatros, parques e bibliotecas municipais.

O evento é realizado pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, e acontecerá entre os dias 14 e 21 de julho.

Veja programação completa:

https://bit.ly/2NINXta

 
“Formas criativas - desenhando personagens”
15/07/2019  à 18/07/2019 14h  às 15h30
Local: CEU DAS ARTES - IGUATEMI
Valor: Gratuito
Observação:

>> Territórios Culturais <<

“Formas criativas - desenhando personagens” é um workshop cultural de desenho artístico, destinado para crianças de 9 a 12 anos. Propõe a criação de personagens a partir de formas geométricas simples. O workshop pretende despertar a imaginação das crianças e instigar a manifestação criativa através do desenho. Será ministrado pela professora de Artes e artista plástica Carla Guizelini, no distrito de Iguatemi, do município de Maringá, na biblioteca do CEU das Artes nos dias 15, 16, 17 e 18 de julho das 14hrs às 15h30. As inscrições devem ser feitas pessoalmente na biblioteca.

*Produzido com verba de incentivo à Cultura - Prêmio Territórios Culturais/2018


 
Convite às Artes Visuais - Trajetória poética - Eva Lacerda
17/07/2019  à 10/08/2019
Local: Teatro Calil Haddad
Valor: Gratuito
Observação:

Exposição: Eva Lacerda - Trajetória Poética

Artista: Eva Lacerda 
Período: de 17/07 a 10/08
Teatro Calil Haddad
Av. Luis Teixeira Mendes, 2500. Zona 05
Entrada Gratuita
Classificação livre

Horário de funcionamento: seg a sex 8h às 21h
sáb, dom, e feriados 8h às 20h


Esta exposição apresenta pinturas e desenhos criados em diversos momentos da carreira da artista visual 
Eva Lacerda, desde a infância até a atualidade. 
Além da fruição de cada obra individual, é possível vislumbrar no conjunto delas como as temáticas de criação se cruzam em diversos momentos da vida da artista, demonstrando continuidades e relações poéticas durante todo o seu percurso artístico.

 
Convite à Literatura - A Recitação de Poesias como Criação Teatral
22/07/2019  à 25/07/2019 19h  às 22H
Local: Casa da Cultura
Valor: Gratuito
Observação:
A recitação de poesias como criação teatral

Ministrada por Lucas Fiorindo, essa oficina é fruto de sua pesquisa artística sobre a transposição da poesia escrita em poética teatral. O público maringaense já pôde conferir no palco uma prova deste trabalho, no solo teatral "Ficções do Interlúdio", criado a partir da obra de Fernando Pessoa. 

O exercício desse tipo de transposição se torna ocasião muito propícia para a descoberta de alguns dos tesouros da leitura de poesia e para o encantamento pelo teatro. 

A oficina é uma introdução a diversas técnicas e percepções:
em resumo, parte-se da interpretação da poesia escrita com sua reconstrução imagética para a sua ativação vocal e musical - no ritmo e nas entonações. Depois se busca a recriação do ′eu-lírico′ em personagem dramático e a conversão dos signos poéticos em procedimentos cênicos.

É interessante notar que a poesia é a mais abstrata das artes (segundo Fernando Pessoa), enquanto que o Teatro é a mais concreta delas. Essa oficina, então, proporciona um exercício de criatividade que nos possibilita vislumbrar a estrutura do real em fenômenos artísticos.

PROGRAMAÇÃO

22/07 - Módulo 1 - Estratos do texto poético;
23/07 - Módulo 2 - O que é ação (dramática, física, vocal);
24/07 - Módulo 3 - Criação da personagem a partir do texto lírico
25/07 - Módulo 4 - Criação de cenas.

Datas: 22 a 25 de Julho
Horário: das 19h às 22h

Local: Casa de Cultura Alcidio Regini, no Jardim Alvorada.
Classificação etária: 16 anos
Contato: 44-99166-7012 / lucas.fiorindo@gmail.com

INSCRIÇÕES GRATUITAS
pelo link: http://abre.ai/poesianoteatro
 
VIRADA CULTURAL 2019
27/07/2019  à 28/07/2019
Local: Praça Renato Celidônio
Valor: Gratuito
Observação:
Lenine, Karol Conka e Far From Alaska JUNTOS e DE GRAÇA?! É isso mesmo.
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc) promove nos dias 27 e 28 de julho mais uma VIRADA CULTURAL. Com o tema ′Arte Viva′, o evento traz o show do músico Lenine, que abre a programação com seu trabalho mais recente “Lenine em Trânsito”. No dia 28, quem agita a virada é a rapper Karol Conka, com seus hits “É o poder”, “Tombei”, e muito mais. No mesmo dia, o palco também será do grupo Far From Alaska, que já se apresentou em grandes festivais musicais como o Lollapalloza. Tudo isso será realizado na Praça Renato Celidônio (Praça da Prefeitura). Quer saber mais? Acesse nosso site http://www2.maringa.pr.gov.br/site/ ou nossas redes sociais