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NORMAS PARA OS TRABALHOS CIENTÍFICOS

As inscrições de trabalhos deverão ser efetuadas de 19/09 à 11/10/2019, pelo endereço eletrônico: eventocientificocultural@gmail.com. Poderão ser inscritos resumos de trabalhos decorrentes de Pesquisas Científicas e Relatos de Experiências que, após analisados e aprovados, serão apresentados em sessões orais ou pôsteres. Os autores serão notificados por email quanto ao aceite ou não dos trabalhos.

Os trabalhos de Pesquisa Científica se referem a investigações acadêmicas concluídas ou em andamento que atendam aos preceitos éticos, teórico-conceituais, metodológicos e apresentem consistência analítica. Os Relatos de Experiência são trabalhos descritivos e/ou reflexivos fundamentados, que envolvem a socialização de ações e atividades práticas profissionais e/ou institucionais.

Cada autor poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos como autor principal.

A avaliação dos trabalhos será feita pelo Comitê Científico, em sistema duplo-cego de revisão por pares. Serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas definidas, e que atendam aos critérios de qualidade estabelecidos pelo Comitê Científico, tais como: rigor metodológico (conhecimento, consistência, coerência, objetividade, estrutura do texto), uso de literatura apropriada, relevância do tema e sua contribuição para o campo de atuação/intervenção da Educação Física Escolar como Componente Curricular.

As sessões orais e apresentação de pôsteres acontecerão simultaneamente, com data e horário definidos pela organização do Evento. Mediante a apresentação, os autores liberam os direitos de publicação do resumo nos anais do XIV Evento Científico e Cultural “Educação Física enquanto Componente Curricular”.

Será emitido um único certificado com o nome de todos os autores.

Obs: No ato da inscrição, os participantes declaram que todos os elementos utilizados ou incluídos no trabalho não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando em assumir exclusiva responsabilidade legal por reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição pública ou uso de qualquer tipo de informações.

 

ORIENTAÇÕES PARA O RESUMO

Os arquivos dos trabalhos deverão ser encaminhados no programa “Microsoft Word”, letras em fonte ARIAL, tamanho 12, espaçamento simples, com a seguinte formatação:

1) Título: caixa alta, em negrito, centralizado;

2) Autores: uma linha abaixo do título, alinhado à direita, acompanhado da sigla da instituição e e-mail do autor principal. No caso de vários autores, citar um nome abaixo do outro, seguido da sigla da instituição. Em caso de mais de uma instituição envolvida, separar por ponto e vírgula;

3) Um espaço abaixo dos autores, definir:

-Área Temática: (ver GTTs)

-Classificação: (Pesquisa Científica ou Relato de Experiência)

-Tipo de Apresentação: (Comunicação oral ou Pôster)

4) Corpo do resumo (com até 450 palavras): em parágrafo único sem recuo, justificado, deverá conter introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão.

5) Palavras-chave: dois espaços abaixo do corpo do texto, justificado, até três palavras-chave, separadas por ponto.

6) Veja o modelo do resumo em anexo.


 

GRUPOS DE TRABALHOS TEMÁTICOS – GTTs

1. Prática de ensino dos conteúdos curriculares de Educação Física - Esta área temática poderá contemplar pesquisas e estudos relacionados ao ensino da Educação Física Escolar nas três etapas da educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; Educação Física nas diferentes modalidades de ensino: na Educação de Jovens e Adultos, Educação Física na Educação do Campo, Educação Física na Educação Escolar Indígena, Educação Física Escolar em Comunidades Quilombolas, Educação Física Escolar e Inclusão; Aplicabilidade de diferentes práticas corporais (dança, jogos, ginástica, esportes, lutas, práticas corporais de aventura, entre outras); Saúde, Recreação e Lazer no contexto da Educação Física Escolar.

2. Formação docente - Esta área temática poderá contemplar pesquisas e estudos relacionados à Formação inicial e continuada de professores para a Educação Física escolar.

3. Políticas Públicas e Currículo na Educação Física Escolar -Esta área temática poderá contemplar pesquisas e estudos relacionados a Legislação Brasileira, Planejamento, Avaliação, Gestão e Financiamento que envolvem a Educação Física Escolar.

4. Fundamentos históricos, filosóficos e culturais da Educação Física - Esta área temática poderá contemplar a Produção do Conhecimento na área da Educação Física Escolar, com base em diferentes abordagens teórico-metodológicas (filosóficas, históricas, sociais, políticas e antropológicas).

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Entrega prévia do material: No dia da apresentação, os autores deverão portar os arquivos a serem projetados e se apresentar no local da sessão com 30 minutos de antecedência. Os arquivos deverão estar em pen-drive, HD com entrada USB ou notebooks (com o respectivo cabo para transferência de dados). Não será viável o recebimento de arquivos gravados em aparelhos celulares ou em nuvem (Google Drive, Onedrive, etc.)

 

Comunicação oral

– As comunicações orais serão apresentadas por áreas temáticas. As salas e a ordem de apresentação serão divulgadas em material impresso durante o credenciamento do Evento. Cada apresentador terá 10 minutos para exposição do trabalho e as discussões/questões serão realizadas ao término de todas as apresentações.

– Serão fornecidos pela organização os seguintes equipamentos: projetores e/ou monitores de 49 polegadas, a fim de acoplar o notebook para a apresentação.

– A Comissão Organizadora solicita que a apresentação seja preparada em Power Point (.ppt/.pptx), PDF/XPF, versões Office 2010 ou anterior, ou Prezi (em arquivo). Não haverá compatibilidade com arquivos em outras extensões além do Sistema Windows (IOS, Apple Macintosh, Linux etc).

 

Pôster

– Os pôsteres serão apresentados digitalmente através de notebook acoplado a projetores e/ou monitor de 49 polegadas (equipamentos fornecidos pela organização).

– O conteúdo do pôster deverá conter uma síntese da pesquisa ou relato de experiência contendo: título, autor(es), instituição, introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão.

– O arquivo deverá ser criado em Power Point (extensão *.ppt ou *.pptx) com até 5 (cinco slides) em formato paisagem (50,8cm X 28,58cm) e sem uso de som. Sugere-se o tipo de fonte Arial ou Times New Roman com tamanho mínimo de 24 para as fontes. Indica-se observar bom contraste entre a cor de fundo do slide e o texto.

– O tempo destinado à apresentação será de 5 minutos por autor, e de 1 hora a sessão, devendo o mesmo permanecer no local durante todo o período para debater com o público.

– Caso haja imagens, gráficos e vídeos inseridos no arquivo da apresentação, é essencial gravar também estes arquivos separados no pen drive.

– Não será permitida a apresentação em formato impresso, online ou qualquer outro divergente do equipamento disponibilizado pela organização.

– Não serão disponibilizados cabos específicos, acessórios, conexão de internet, pontos de lógica, conectores, carregadores, caixas de som, assistência técnica ou quaisquer outros itens diferenciados dos equipamentos fornecidos pela organização.

 

ANEXO 1: MODELO DE RESUMO

O ENSINO DO CONTEÚDO QUALIDADE DE VIDA EM DUAS TURMAS DE 5º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MARINGÁ

Adriana Sicati de Souza Maciel – SEDUC Maringá/PR

e-mail: adrianasicati@gmail.com

 

Objetivo: O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência de ensino do conteúdo Qualidade de Vida, explorado nas aulas de Educação Física. As atividades foram realizadas entre os meses de abril e agosto de 2017, e envolveram duas turmas de 5º ano de uma Escola Municipal de Maringá-PR. A proposta de ensino veio ao encontro do que é preconizado no Currículo da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Maringá, 2012, p. 246), que estabelece o referido conteúdo para esta faixa etária, com o objetivo de levar o aluno a compreender a importância da atividade física e seus benefícios, na busca do bem estar, estilo de vida saudável e promoção da saúde, bem como promover hábitos saudáveis que previnam o sedentarismo e a obesidade, a fim de inferir a importância da hidratação, da alimentação saudável e a prática de atividades físicas. Metodologia: A metodologia tomou como base algumas orientações pedagógicas do Projeto Televisando o Futuro, da RPC TV, em que a mídia é usada em sala de aula como um recurso didático. Assim, foi exibida uma das reportagens enviadas em Cd pela RPC que versava sobre a atividade física e hábitos saudáveis. Além disso, foram realizados estudos da pirâmide alimentar e de atividades físicas, discussões de textos sobre balanço energético e prevenção/tratamento da obesidade, produção de cartazes para exposição com dicas de saúde, vivências práticas de jogos pré-desportivos. O trabalho culminou na elaboração de histórias em quadrinhos, como forma de avaliação da aprendizagem e para participação no Concurso Cultural do Projeto. Resultados: Os resultados foram positivos, visto que nas histórias em quadrinhos os alunos abordaram questões importantes como o uso de vestimentas adequadas para a prática de atividades físicas, a importância do alongamento, a hidratação e a alimentação saudável, a busca pelo acompanhamento de profissionais da educação física para a prática de exercícios físicos, o uso responsável dos espaços públicos para a prática de atividades físicas, dentre outros. Conclusão: Assim, conclui-se que os aspectos observados nos resultados apontaram vivências significativas de aprendizagem relacionadas a este conteúdo.

 

Unitermos: Educação Física, Qualidade de Vida, Prática de Ensino.

 

Área Temática: Prática de ensino dos conteúdos curriculares de Educação Física

Classificação: Relato de Experiência

Tipo de Apresentação: Pôster