Apoio Pedagógico Interdisciplinar



A Educação Especial/Apoio Pedagógico Interdisciplinar na Rede Municipal de Ensino

    A Educação Especial / Apoio Pedagógico Interdisciplinar tem como finalidade promover a articulação da atuação dos diferentes profissionais que a compõem: Assessoria da Educação Especial; Acompanhamento Pedagógico; Orientação Educacional; Psicologia; Fonoaudiologia, proporcionando desta maneira, a todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino, uma educação de qualidade. Cada área deste setor possui as seguintes características e objetivos:

Orientação Educacional

    A Orientação Educacional é responsável por acompanhar o processo de ensino e aprendizagem em todas as unidade escolares da rede municipal de ensino, tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental. Nesta perspectiva, assume a função de orientar os professores em relação a intervenção pedagógica para os casos de defasagem de conteúdo, dificuldade de aprendizagem e alunos com deficiência. Assume também a função de mediar os conflitos existentes no contexto escolar, envolvendo alunos, professores, funcionários e familiares. Outra função essencial deste serviço é o de realizar orientações específicas as famílias dos alunos atendidos, promover reuniões sistemáticas para discussão de temas pertinentes e encaminhar os casos com especificidades para outras políticas de atendimento.

Acompanhamento Pedagógico


    O Acompanhamento Pedagógico é um dos atendimentos/serviços oferecidos pela Secretaria de Educação de Maringá, o qual tem como objetivo principal contribuir com a superação de dificuldades de aprendizagem que alguns estudantes apresentam durante o processo de apropriação do conhecimento científico escolar. Esse trabalho tem como foco a construção de estruturas que possibilitem o desenvolvimento do raciocínio lógico.  Nesse serviço são atendidos todos os alunos que apresentem algum tipo de dificuldade de aprendizagem, seja ela específica (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, TDAH e DDA) ou não. O professor que atende esse aluno deve ser graduado em Pedagogia e pós-graduado em Psicopedagogia.

Assessoria Pedagógica da Educação Especial e Inclusão Educacional

A Secretaria Educação de Maringá pautada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008) tem como objetivos o atendimento educacional especializado, visando o acesso e qualidade do ensino, a formação dos professores, promover e manter a participação da família e da comunidade neste processo. Deste modo oferece os seguintes serviços: atendimento em Sala de Recurso Multifuncional, Professor de Apoio em Sala de Aula e Estimulação Essencial para  crianças de 0 a 3 anos de idade. Contamos, ainda, com uma escola municipal bilíngue para o atendimento do aluno surdo que atende a Educação Infantil e a primeira etapa do ensino fundamental.      

Acompanhamento Psicológico

    A Psicologia Escolar/Educacional atua na Secretaria de Educação do Município de Maringá desde o ano de 1982 e realiza ações junto a todas as modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Ensino Integral e Educação de Jovens e Adultos. Atua na  formação de todos os profissionais da educação, junto às equipes multiprofissionais, acompanhando o processo ensino aprendizagem, no atendimento às famílias dos alunos, nas reuniões multiprofissionais em Rede de Atendimento (Conselho Tutelar , Ministério Público, APAE, AMA, NRE, CREAS, UBS, especialistas clínicos, rede de atenção e prevenção à violência, conselhos municipais de direitos, CAPSi, entre outros) e colaborando na mediação de conflitos.    


Atendimento fonoaudiológico

O atendimento fonoaudiológico tem objetivo de desenvolver ações que contribuam para a promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem oral, linguagem escrita e verbal, que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem. Para isto são desenvolvidos ações como: capacitação de professores, equipe pedagógica e/ou pais/responsáveis; participação nos estudos de caso dos alunos, triagem fonoaudiológica, exame audiológico em alunos com queixas auditivas ou para descartar problemas auditivos, assessoria aos professores e à equipe pedagógica, atendimento fonoaudiológico aos alunos que apresentam dificuldades fonológicas que interferem no aprendizado escolar. O atendimento acontece uma vez por semana sendo ofertado para alunos da educação infantil e primeira etapa do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

Estimulação Essencial

A Estimulação Essencial atende crianças de 0 a 5 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento e aprendizagem da criança, minimizando dificuldades e atrasos por meio de métodos e recursos diferenciados. O trabalho é realizado a partir de atividades que proporcionam estímulos multisensoriais de acordo com as necessidades de cada criança, em uma perspectiva histórico cultural de aprendizagem. O atendimento ocorre duas vezes por semana.


Atendimento psicopedagógico

O atendimento psicopedagógico tem o objetivo de avaliar, identificar as dificuldades acentuadas de aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino a fim de orientar a equipe pedagógica da escola e a família com relação as intervenções pedagógicas a serem realizadas. Nos casos de alunos com diagnósticos de Transtorno Específico da Aprendizagem o atendimento é realizado no CEMAE uma ou duas vezes por semana dependendo da necessidade específica do aluno.





Centro Municipal de Apoio Especializado Interdisciplinar 



O Centro Municipal de Apoio Especializado Interdisciplinar (CEMAE) é um projeto inovador que tem como objetivo atender alunos da rede municipal que apresentam dificuldades de aprendizagem ligadas aos aspectos cognitivos, psicossociais ou físicos. Foram investidos R$ 289.014,69, de recursos próprios da Prefeitura na estrutura do Centro. 

O Centro é composto por uma equipe multi-interdisciplinar com profissionais da área de fonoaudiologia, psicologia, nutricional e pedagógicas (com especialização em educação especial e psicopedagogia).

Endereço do CEMAE
Rua Vaz de Caminha, nº117, Zona 2 , Maringá-PR
Telefone: (44) 3901-1144



SEDUC

Secretaria Municipal de Educação
Maringá

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação

Av. Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho, 867 - Zona 2

CEP: 87010-460

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3221-6900