Notícias em Destaque



Semana da Consciência do Autismo valoriza respeito

A Prefeitura de Maringá, Câmara e Associação Maringaense dos Autistas (AMA) realizam de 1 a 7 de abril a Semana Municipal da Consciência do Autismo em Maringá. O objetivo é realizar ações de conscientização sobre o autismo, valorizando o respeito, a aceitação e a compreensão da singularidade que afetam a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 
As atividades iniciam no sábado com carreata com saída da Associação Maringaense dos Autistas (AMA), às 9 horas. No domingo, 2, caminhada dos autistas e seus familiares com saída em frente ao Parque do Ingá, às 9 horas. A data também é marcada pelo Dia Mundial do Autismo, criada pela Organização das Nações Unidas. A cor azul foi escolhida como representação do autismo, em razão de a cada cinco pessoas autistas, quatro serem meninos.
Na segunda, na Câmara de Maringá, às 19h30, abertura da Semana com a presença do deputado federal Fernando Francischini, que na ocasião anunciará o repasse, por meio de emenda parlamentar, para área da saúde no valor de R$ 500 mil. Em seguida, palestra sobre o atendimento de pessoas com autismo na rede municipal de ensino ministrada pela professora e gerente da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Paula Bacaro. Na ocasião será realizada exposição dos trabalhos da educação inclusiva.
Na terça-feira, 4, no Auditório Hélio Moreira, às 19 horas, exibição de filme relacionado ao autismo, em seguida palestra ministrada com a professora Marlene Simionato para debater as questões apresentadas durante o filme. Na quarta, 5, palestra ministrada na Câmara de Maringá pela neuropediatra Rosemeire Ferreira Martins Arneiro, com o tema “A importância do diagnóstico precoce”. A palestra ocorre em duas oportunidades, uma pela manhã, das 8 às 11 horas, e das 14 às 17 horas.
Na quinta, 6, na Vila Olímpica, das 8 às 12 horas, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realiza a estação do autismo com distribuição de material informativo sobre o tema. Na sexta, na Câmara, palestra ministrada pela psiquiatra infantil Raquel Proença, com o tema “Saúde mental: a importância de cuidar de quem cuida”.
Saiba Mais -  A Semana Municipal da Consciência do Autismo em Maringá é fruto de Lei nº 9.984/2015, de autoria do então vereador e atual prefeito Ulisses Maia. Com a finalidade de disseminar informações sobre o tema autismo, a Prefeitura, por meio das secretarias de Educação/ Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMAE), Saúde, Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Câmara de Vereadores, Associação Maringaense dos Autistas (AMA) e Projeto Social Estrela de Davi, promovem a Semana Municipal da Consciência do Autismo, com programação especial e diversas atividades destinadas à familiares de crianças autistas, educadores e comunidade em geral.

Outras Notícias

SEDUC

Secretaria Municipal de Educação
Maringá

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação

Av. Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho, 867 - Zona 2

CEP: 87010-460

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3221-6900