Notícias em Destaque



Prefeito acompanha lançamento do projeto “Trânsito em sala de aula”

O prefeito Ulisses Maia acompanhou nesta terça, 4, o lançamento do projeto-piloto “Trânsito em sala de aula” na Escola Municipal Joaquim Maria Machado de Assis. O projeto idealizado pela coordenadoria de Educação de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e com a parceria da Secretaria de Educação será avaliado por equipe pedagógica e poderá se tornar permanente, sendo uma matéria estudada no período extracurricular das escolas integrais com a importância de outras disciplinas como matemática e português. 

O prefeito Ulisses Maia conversou com educadores e outros servidores e destacou que os alunos serão os “guardiões do trânsito” do município. “Vocês vão ajudar a cuidar do trânsito de nossa cidade, agindo da maneira mais segura mesmo não dirigindo. O que aprenderão aqui, poderão conversar com os pais e toda a família para usar o cinto de segurança, não usar o celular quando estão dirigindo e outras coisas importantes para evitar acidentes e proteger as pessoas”, disse.

A Coordenadoria de Educação de Trânsito estruturou o projeto a partir de um levantamento sobre as principais infrações relacionadas à falta de uso de cinto de segurança, excesso de velocidade e desatenção à sinalização, além de levar em consideração as causas mais comuns de acidentes de trânsito, como o avanço de sinal, dirigir usando celular, embriaguez ao volante e observar que os condutores desconhecem muitas das leis e regras de trânsito. 

A secretária de Educação, Valkíria Trindade, agradeceu a Semob pela oportunidade em participar do projeto. “Estaremos juntos nesta causa tão importante. Futuramente essas crianças serão condutores e é fundamental serem educados desde já para um trânsito mais seguro”, afirmou.

O diretor de Fiscalização da Semob, Marcelo Filite, lembrou que o setor de trânsito “não tinha liberdade para implementar ações com as crianças na escola em gestões anteriores” e destacou que um dos objetivos do projeto é o de sensibilizar os alunos para o respeito ao próximo.

O sargento do 4º Batalhão, Dioney Fábio Barroca, parabenizou os idealizadores do projeto e destacou a gravidade dos acidentes de trânsito. “Atualmente o trânsito mata mais do que infarto cardíaco e acidente vascular cerebral. No ano passado foram 59 vítimas fatais em nossa cidade. O projeto é de grande relevância pois aproxima os setores de segurança com a escola”, disse.

O coordenador de Educação de Trânsito, Flávio Rodrigues Nasato, lembrou que o projeto é “um sonho que está sendo realizado”. “Há muito tempo gostaríamos de realizar esse projeto. Este ano tivemos a oportunidade. Agradecemos o prefeito pelo apoio e nosso desejo é o de mudar essa imagem da ′indústria de multas′ e passar para população nosso trabalho educativo para salvar vidas”, explicou.

Saiba mais
Coordenadoria de Educação de Trânsito - Semob
Telefone: 3221-8516

Outras Notícias

SEDUC

Secretaria Municipal de Educação
Maringá

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação

Av. Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho, 867 - Zona 2

CEP: 87010-460

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3221-6900