Notícias em Destaque



Seduc lança projeto Monteiro Lobato

A Emília e o Visconde de Sabugosa quietos, parados e concentrados? Como isso seria possível se não fosse por causa de uma grande aventura. Assim, o silêncio dá a dimensão da importância do momento e, mesmo sendo em muitos, os alunos do infantil 3 ao 5, vestidos como os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, ficavam esperando cada frase da história sendo contada pela professora que, devidamente caracterizada, se transformou em Dona Benta.
Assim foi a abertura do projeto Monteiro Lobato da Secretaria Municipal da Educação (Seduc), realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Barbara Barros nesta terça-feira, data de nascimento do autor.
Conforme informações da gerência da educação infantil da Seduc, o escritor foi escolhido em razão de seus grandes feitos literários, como o Sítio do Picapau Amarelo, um universo recheado de acontecimentos e personagens com características marcantes fundamentais para que o enredo seja interessante e criativo.
Por meio dessas histórias, as crianças estarão em contato com a linguagem oral e escrita e, como consequência, oportunidade de ampliar de forma significativa o vocabulário. Os personagens e as tramas permitem às crianças encontrar soluções para eventuais problemas, descobrir conflitos, se identificar com os personagens, sentir emoções como tristeza, raiva, alegria para melhor compreendê-las e descobrir outros tempos e lugares.
“Após a contação, os professores ouvem a opinião das crianças sobre o texto. Isso possibilita o pensar sobre a história e o desenvolvimento do potencial crítico”, acrescenta a gerente da educação infantil da Seduc, Juliana Macedo. O projeto Monteiro Lobato abrange todas as CMEIs de Maringá e deve ocorrer todas às segundas-feiras pela manhã. A cada aula um fragmento de determinada história será apresentada até concluir uma obra completa.

Outras Notícias

SEDUC

Secretaria Municipal de Educação
Maringá

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação

Av. Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho, 867 - Zona 2

CEP: 87010-460

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3221-6900