Notícias em Destaque



Programa de educação ambiental será levado para 51 escolas municipais

Com uma plateia formada principalmente por alunos da Escola Municipal Doutor Osvaldo Cruz, o vice-prefeito Edson Scabora lançou nesta quarta, 10, mais uma edição do Programa Recicla Óleo, que será realizado em 51 escolas municipais. O evento contou com a participação do vereador Jean Marques, da secretária de Educação, Valkíria Trindade, do diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Rogel Martins Barbosa, da diretora do Instituto Cidade Canção, Lais Brichi, diretoras de escolas, professores e convidados.

O Programa Recicla Óleo sensibilizará a comunidade escolar para o recolhimento de óleo de cozinha usado, a ser destinado em ecopontos instalados nas unidades de ensino. O produto recolhido é vendido para empresa que realiza o beneficiamento do óleo, repassado à usina que fabrica o biodiesel. A renda das vendas é destinada para manutenção de projetos do Lar Preservação da Vida, que acolhe gestantes que estão em situação de risco e vulnerabilidade social.

O vice-prefeito Edson Scabora conversou com as crianças e lembrou da importância do programa. “Quando chegarem em suas casas digam ao papai e a mamãe para não jogarem o óleo usado no ralo da cozinha. Tragam para escola esse óleo nas garrafas pet que será transformado em energia, o biodiesel, um combustível como a gasolina, e ajudem a proteger nossos rios”, disse Scabora, parabenizando o Instituto Cidade Canção e as secretarias de Educação e de Meio Ambiente pela parceria.

A diretora do Instituto Cidade Canção, Lais Brichi, agradeceu a administração municipal pela continuidade da parceria e ressaltou o papel da educação para o sucesso do projeto. “Crianças, cobrem dos pais a participação nesse programa. Além de auxiliar na preservação do meio ambiente vocês ajudarão projetos sociais”, disse.

A secretária de Educação, Valkíria Trindade, afirmou que o dia era muito especial. “Essa iniciativa do Instituto Cidade Canção já recolheu mais de 190 mil litros de óleo que poderiam contaminar mais de 190 milhões de litros de água. Estamos felizes por essa parceria nesse programa que faz a destinação adequada do produto e protege nossos rios”, destacou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Jean Marques ressaltou a importância dos professores e comentou sobre o programa. “São vocês professores que contribuem na formação dos cidadãos. Esse óleo lançado nos rios, além de encarecer o processo de tratamento da água para o consumo, também faz com que alguns lugares fiquem sem água. Se lá atrás tivessem iniciativas como esta, certamente o meio ambiente estaria em uma situação bem melhor”, disse.

Outras Notícias

SEDUC

Secretaria Municipal de Educação
Maringá

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação

Av. Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho, 867 - Zona 2

CEP: 87010-460

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3221-6900