Notícias em Destaque



Escola recebe livro sobre história da igreja católica em Maringá

O arcebispo metropolitano Dom Anuar Battisti esteve pessoalmente na Escola Municipal Dom Jaime Luiz Coelho para entregar exemplar do livro ′A Igreja Católica em Maringá - A Igreja que Brotou da Mata′, escrito pelo padre Orivaldo Robles. O prefeito Ulisses Maia recebeu simbolicamente a obra e agradeceu o gesto, lembrando que o conteúdo do livro também é ilustrativo da história de Maringá.

“Estamos celebrando os 70 anos de nossa cidade e essa obra contribui para eternizar aspectos religiosos relevantes de nossa história”, disse o prefeito. A Secretária de Educação, Valkíria Trindade, também participou do evento. O livro integrará o acerco de todas as escolas municipais.

O livro relata a presença do catolicismo no norte do Paraná, especialmente na região de Maringá, desde o início do século XX. A publicação faz parte das comemorações dos 60 anos da Arquidiocese e dos 70 anos da cidade. A obra traz fotos históricas pouco conhecidas pelos maringaenses.

Uma delas, com vista aérea do Maringá Velho, em 1951, mostra a avenida Brasil sumindo na mata nativa ainda predominante na paisagem. O leitor também encontra algumas curiosidades como nomes de religiosos, religiosas, padres e bispos que foram homenageados pelos poderes Executivo ou Legislativo com denominação de ruas, avenidas, prédios públicos e títulos e cidadania.

Maringá foi fundada em 10 de maio de 1947 e o primeiro bispo, dom Jaime Luiz Coelho, tomou posse no dia 24 de março de 1957. O líder religioso, falecido em 2013, teve grande participação na construção da cidade, sendo protagonista também na criação de veículos de comunicação, instituições de ensino, inúmeras obras sociais e na idealização da catedral em forma de cone, que se tornou o principal cartão-postal da cidade.

Outras Notícias

SEDUC

Secretaria Municipal de Educação
Maringá

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação

Av. Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho, 867 - Zona 2

CEP: 87010-460

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3221-6900