Notícias em Destaque



Prefeitura e Polícia Militar entregam certificados para mais de mil alunos do Proerd

Os 1.059 alunos do 5º ano de 15 escolas da Rede Municipal de Educação, que concluíram as aulas da primeira etapa deste ano do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), receberam certificados na manhã desta quinta, 6, no Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro.
Presidida pelo vice-prefeito Edson Scabora, que, no ato, representou o prefeito Ulisses Maia, a solenidade teve a presença do comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, coronel Enio Soares dos Santos; do comandante da 3ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária - responsável pelo Proerd, capitão Joel Guerreiro Martins; da secretária municipal de Educação, Valkíria Trindade; do ex-vice-prefeito e representante do Unicesumar, professor Cláudio Ferdinandi e do vereador representante da Câmara Municipal de Maringá, Alex Chaves, além de militares instrutores do programa, secretários municipais, membros do Conselho Tutelar, profissionais da educação e familiares dos formandos.
Aberta com uma apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal Geraldo Meneghetti, a cerimônia elevou os valores do leão Dare - símbolo do programa - pela força, garra, determinação e coragem transmitida aos alunos.

Apoio à iniciativa
Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Edson Scabora destacou a importância atual das atividades do projeto, onde os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participam de um curso de prevenção às drogas e à violência, ministrado por policiais militares, fardados e devidamente treinados. “Esta é uma das principais iniciativas desenvolvidas no Brasil para se combater o uso de drogas e conter os altos índices de violência. A atual gestão municipal dá todo apoio às organizações que adotam essa medida como exemplo para nossa cidade e necessária para todo o país”, enfatizou.
A secretária de Educação, Valkíria Trindade, afirmou que a previsão da Seduc é atender aproximadamente 3 mil alunos, em três etapas, em 2017. Para isso, ela enalteceu a parceria entre a Prefeitura de Maringá e a Polícia Militar, que cede instrutores munidos com material próprio, livro específico, camisetas do curso e o diploma aos participantes. “O que vejo aqui hoje é um mar de alegria. E o motivo de tudo isso é o legado imensurável que as lições do Proerd deixam para uma vida toda repleta de sabedoria, prudência e honestidade para esses jovens”, completou.
O comandante do 4º BPM, coronel Enio Soares dos Santos, explicou que esta é a 36ª edição de um programa de caráter social e preventivo que é promovido, anualmente, em todo o mundo, incluindo várias cidades do Brasil. “Em Maringá, o programa atende, todos os anos, cerca de 3 mil alunos. Eles participam de palestras sobre autoestima, resgate de valores, limites, problemas que as drogas podem causar e como lidar com as tensões e pressões na sociedade“, sublinhou.

Conhecimento 
Também o comandante da 3ª Companhia de Patrulha Escolar Comunitária, capitão Joel Guerreiro Martins, detalhou que o trabalho realizado pelo batalhão responsável pelo projeto Proerd é composto por 10 lições que são ministradas uma vez por semana às crianças, no período de três meses. O conteúdo objetiva dar condições para que as crianças se afastem das drogas e da violência por meio do conhecimento. “Todo e qualquer investimento em prevenção é válido e precisa ser feito, para que nossos jovens fiquem distantes da criminalidade. Nosso objetivo é transmitir uma mensagem de valorização da vida e a importância de manter-se sempre longe das drogas e da violência”, disse.
No final da solenidade foi feito o juramento dos formandos e a premiação dos quatro alunos contemplados com uma bicicleta cada um pela autoria das melhores redações sobre o Proerd, apresentadas durante o curso.
Diretoras e representantes dos alunos de cada uma das 15 escolas maringaenses que desenvolveram a primeira etapa do curso receberam os certificados em nome dos demais participantes.

Informações: (44) 3221-6901 / 6927 (Secretaria de Educação)

Outras Notícias

SEDUC

Secretaria Municipal de Educação
Maringá

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação

Av. Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho, 867 - Zona 2

CEP: 87010-460

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3221-6900