Notícias em Destaque



Jornada Pedagógica reúne 4 mil servidores da educação

Defensor da valorização do profissional pedagógico, o prefeito Ulisses Maia foi amplamente aplaudido hoje de manhã pelos servidores públicos durante a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino. O evento, dividido em dois turnos para reunir os 4 mil servidores da Secretaria de Educação (Seduc), acontece no Pavilhão Branco do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. A jornada continua até as 17 horas. O professor doutor César Aparecido Nunes da Unicamp foi o palestrante convidado para falar sobre gestão humanizada. Estiveram presentes: o vice-prefeito, Edson Scabora, o vereador Paulo Rogério do Carmo, a secretária de Educação, Valkíria Trindade, a professora Cristiane Martins Betiati representando os servidores públicos, a professora Erica Cintra pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a professora Cinthia de Andrade, coordenadora de Formação Pedagógica. 

O prefeito enfatiza algumas mudanças, entre elas, o nivelamento entre a educação pública e a privada, bem como o investimento em tecnologia. A mudança que os servidores municipais da Educação estão esperando há anos, segundo o prefeito, será possível na atual gestão. “A boa educação se faz com profissionais valorizados e não apenas com uma construção de uma escola bonita. Vamos atender às demandas da área, aumentar o valor dos funcionários, fortalecer o diálogo e evoluir enfrentando as divergências”, afirmou, enaltecendo o canal de comunicação, a ouvidoria do servidor, para denúncias em caráter sigiloso ao telefone 1550. 
 
Sobre o orçamento municipal da Educação em R$ 270 milhões, ele também elencou prioridades: “A prioridade não é o cimento que constrói escolas, mas, sim, o ser humano. Vamos trazer de volta a autoestima do nosso servidor. Queremos que a melhor cidade para se viver seja também a cidade com pessoas felizes”. E ainda especificou o método de eleição dos diretores escolares, antes feito por indicação.“Vamos realizar as mudanças necessárias  e este ano, concluir o projeto de lei sobre a eleição dos diretores escolares”.  

A jornada priorizou a melhoria contínua da educação básica por meio de avaliações práticas desenvolvidas em sala de aula e propôs reflexões sobre as relações interpessoais no ambiente de trabalho. O momento foi de reflexão motivacional, conforme a professora e secretária municipal de Educação, Valkiria Trindade.  “Neste ano, abordamos a gestão humanizada por considerarmos o compromisso de estabelecer relações positivas no coletivo, possibilitar a aquisição de novos conhecimentos para o suporte da prática pedagógica em um ambiente humanizado”, afirmou a secretária. 

O professor César Nunes, palestrante, discorreu sobre a relação afetiva que envolve o ensino no sentido de descaracterizar o aspecto impessoal entre professor e aluno. “O local não é só de conhecimento. Precisa ser também de conforto, de acolhimento, de convivência saudável. O aluno precisa se preparar para o vestibular da ética, da autoestima, da valorização”, lembra. 


Mais informações na Seduc pelo telefone (44) 3221-6900

Outras Notícias

SEDUC

Secretaria Municipal de Educação
Maringá

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação

Av. Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho, 867 - Zona 2

CEP: 87010-460

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3221-6900