Notícias em Destaque



Cemae atende alunos com necessidades especiais

Mãe de dois filhos, Vanessa Cristina dos Santos Alves, 29 anos, tem um filho de 6 anos em atendimento no Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado (Cemae) em Maringá desde o início do ano letivo. A criança, com dificuldades na fala, evoluiu na capacidade de se expressar e no aprendizado escolar. “Se não fosse esse trabalho, ela estaria bem atrasada na escola”, afirma Vanessa.
O filho de Vanessa Cristina é um dos 2,7 mil alunos atendidos pelo centro, que oferece atendimento especializado para alunos da rede municipal de ensino com dificuldades de aprendizagem e outras necessidades especiais. A estrutura do centro é formada por fonoaudiólogas, psicólogas, psicopedagogas e nutricionista. Além de atendimento específico, o Cmae oferece orientações aos pais.
“O trabalho nas instituições de ensino, tanto educação infantil como fundamental, é feito com o propósito de derrubar barreiras de exclusão e promover a acessibilidade junto aos alunos e professores do ensino regular. Entre os alunos, existe uma receptividade positiva na qualidade da inclusão”, afirma a gerente de Apoio Pedagógico Interdisciplinar do centro, Paula Bacaro
As ações do centro seguem princípios de respeito à diversidade, às diferenças e o direito à igualdade de oportunidades. Atua em parceria com as secretarias de Saúde e de Assistência Social e universidades para dar apoio a estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em situação de violência e ou que necessitam de atendimento clínico especializado.

Outras Notícias

SEDUC

Secretaria Municipal de Educação
Maringá

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação

Av. Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho, 867 - Zona 2

CEP: 87010-460

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3221-6900