Notícias em Destaque



Alunos são premiados com trabalho sobre conscientização ambiental

“Quando fui fazer o desenho lembrei de um filme passado pela professora. Parecia que a terra estava desmoronando. Fui lembrando também que devemos jogar o lixo de agrotóxicos corretamente. Uma garrafa de plástico, por exemplo, demora 500 anos para se decompor na terra, prejudicando o meio ambiente”, relatou o aluno da escola Ulysses Guimarães Thiago Rais dos Santos, 9 anos, vencedor do concurso de desenho do Projeto Campo Limpo. O aluno ganhou uma bicicleta e o professor orientador um tablet. O segundo lugar ficou com a aluna Maria Luíza de Oliveira da escola Ulysses Guimarães e o terceiro lugar com a aluna Ana Vitoria Santos Xavier da escola Fernão Dias.

A Secretaria de Educação premiou nesta quinta, 19, os três alunos vencedores do concurso do Projeto Campo Limpo, desenvolvido com os alunos do 4° ano do Ensino Fundamental das escolas Victor Beloti, Fernão Dias, Octávio Periotto e Ulysses Guimarães. A partir da visita na Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Pecuária (Adita) as escolas desenvolveram o trabalho de conscientização com atividades e jogos para 120 alunos. Com o tema Resíduos sólidos: responsabilidade compartilhada. Com o tema “O desafio das Escolas”, os alunos desenvolveram um desenho para participar no concurso. 

O vice-prefeito, Edson Scabora, enfatizou a importância do trabalho da conscientização do meio ambiente com as crianças. “O Brasil ainda precisa da cultura ambiental. As crianças têm uma grande missão de levar a mensagem aos pais e familiares da importância do descarte correto das embalagens de agrotóxico e com todas as questões ambientais”, esclareceu. “É necessário trabalhar a educação ambiental de forma prática para ajudar a sociedade a ter um ambiente melhor. Todas as crianças estão ganhando com o aprendizado, garantindo um futuro melhor para todos”, explicou a secretaria de Educação, Valkíria Trindade. 

“O projeto abrange todo trabalho realizado para buscar um meio ambiente mais saudável. O conjunto de ações, em parceria com a secretaria, visa levar o conhecimento sobre a conscientização do meio ambiente, por meio das crianças”, esclarece o gerente Operacional da Adita, Waldir José Baccarin. O diretor da Adita, Eduardo Pescarolo, também participou da premiação.

O programa do Sistema Campo Limpo é referência mundial ao destinar de forma ambientalmente correta 94% das embalagens de agrotóxicos colocadas no mercado. Essa iniciativa une escolas, agricultores, distribuidores, indústrias e autoridades, que levam as comunidades do entorno das unidades de recebimento de embalagens à reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à preservação do meio ambiente.

Vencedores:
1º Lugar:
Escola Ulisses Guimarães  (Miniprojetor)
Diretora: Edna Cristina Pacheco da Silva Barbeiro
Aluno: Thiago Rais Ramos (bicicleta)
Educadora: Flávia Kelmer de Assis (Tablet)

2º Lugar:
Escola Ulisses Guimarães (Hd externo)
Diretora: Edna Cristina Pacheco da Silva Barbeiro
Aluno: Maria Luiza de Oliveira (MP4)
Professora: Liliane Aparecida de Souza (passador de slide)

3º Lugar:
Escola Municipal Fernão Dias (pen drieve)
Diretora: Sônia Maria dos Santos Leal
Aluna: Ana Vitoria Santos Xavier (kit escolar)
Professor: Osmar Borges da Luz (pen drive)

Outras Notícias

SEDUC

Secretaria Municipal de Educação
Maringá

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação

Av. Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho, 867 - Zona 2

CEP: 87010-460

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3221-6900