Notícias em Destaque



Escolas municipais arrecadam mais de 2,7 mil litros de óleo de cozinha

        A edição 2017 do Projeto Recicla Óleo, parceria da Prefeitura e do Instituto Cidade Canção, foi finalizada nesta segunda, 18, com a premiação da Escola Municipal Doutor Luiz Gabriel Guimarães Sampaio que arrecadou mais de 905 litros de óleo de cozinha usado. A escola foi premiada com uma televisão que será utilizada em formações pedagógicas.

Junto com as outras 50 escolas municipais, foram arrecadados mais de 2,7 mil litros do produto. O projeto envolveu toda a comunidade escolar com atividades de sensibilização em sala de aula e a destinação do óleo em ecopontos instalados na unidade de ensino. O produto coletado é vendido para transformação em biodiesel e os recursos são repassados para entidades assistenciais.

O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Ederlei Alkamin, parabenizou a comunidade escolar, em especial a diretora da unidade de ensino. “Ela abraçou a causa e sensibilizou os educadores, pais e alunos para a arrecadação. Como premiação os alunos conhecerão o ônibus da Sanepar que tem uma grande maquete sobre o tratamento de água e conscientiza os visitantes para o cuidado com os recursos hídricos”, destacou.

A diretora da escola, Solange Bevilaqua, lembrou que os professores utilizavam outras recursos para formações, uma vez que a televisão da unidade de ensino foi furtada. “Os alunos sabiam que o prêmio era uma TV e se empenharam para a coleta de óleo. A mobilização contou também com o envolvimento das meninas da limpeza que solicitavam o produto em restaurantes e demais comércios da região”, explicou.

A diretora do Instituto Cidade Canção, Lais Brichi, lembrou da satisfação da entidade pelo sucesso do projeto que este ano mais que dobrou a coleta de óleo. “A Escola Municipal Luiz Sampaio recolheu sozinha mais do que todas as escolas o fizeram em 2016. Além de preservar o meio ambiente o projeto também ajuda entidades sociais”, destacou.

Criado em 2008, o projeto foi reconhecido como prática de referência na América Latina pelo Centro Regional do Pacto Global e apresentado no II Foro Empresarial do Pacto Mundial em Lima no Peru em novembro de 2012. O Recicla Óleo também tem a parceria do Rotary Internacional, Grupo de Escoteiros, Nós Podemos Maringá e Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial.

Outras Notícias

SEDUC

Secretaria Municipal de Educação
Maringá

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação

Av. Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho, 867 - Zona 2

CEP: 87010-460

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3221-6900