Notícias em Destaque



Proerd forma mais de mil alunos das escolas municipais

“Hoje é dia de…?”, pergunta o tenente Ricardo Veiga de Araújo. “PROERD”, gritam os 1.100 alunos do 5º ano das escolas municipais de Maringá, na formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento ocorreu na manhã desta quarta, 20, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, com homenagens aos envolvidos no projeto, premiações e entrega de certificado aos alunos. 

O projeto, realizado pela Polícia Militar, com apoio da Prefeitura de Maringá e do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), atende 100% da rede municipal de ensino, com 10 aulas para alunos do 5º ano. As atividades são preparadas especialmente para ensinar as crianças com diversão, utilizando músicas, teatros, filmes, por exemplo. 

O vice-prefeito, Edson Scabora, agradeceu o empenho dos policiais e professores do projeto e disse que essas ações fazem diferença na cidade e nas famílias. “Eu sou pai e sei que os nossos filhos são as maiores riquezas que temos. Maringá, hoje, é a melhor cidade para criar eles e isso se deve a trabalho como esses”, reconheceu.

“Acredito que quando nós investimos em vidas, estamos batalhando por uma Maringá livre de violência e drogas no futuro”, disse o tenente Ricardo, também comandante do 3º Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária. Ele explica que os pais devem continuar essa luta, sendo exemplo em casa para os filhos. 

O instrutor de uma das turmas do Proerd, soldado Heitor Jonas Fogaça, trabalha há 18 anos com as crianças e diz ser muito satisfatório ver o desenvolvimento delas. “É bom poder auxiliar e desenvolver a tomada de decisão consciente e saudável dessas crianças”, comentou, mencionando que encontra ex-alunos do Proerd que hoje são professores e militares por causa dos vínculos criados no programa. 

“Gostei bastante de tudo, mas minhas aulas preferidas foram de música. Eu, pelo menos, aprendi a lição de nunca me envolver com drogas”, afirmou Isabella Telles, aluna da escola Lídia Ribeiro Dutra da Silva. 

As mães aplaudem e filmam os filhos durante a formatura, com muito orgulho. Ana Paula dos Santos da Silva, mãe de Heloísa da Silva, diz que a filha criou outra visão de mundo a partir das aulas. “Muda a vida deles, o jeito de pensar e decidir as coisas”, observou. 

Premiação
Todos os alunos escreveram textos sobre as experiências vividas no Proerd e quatro dos textos foram selecionados. Os alunos ganharam bicicleta como premiação pela produção. Os ganhadores foram Geovana Luciano, Maysa Fernandes de Souza, Pedro Enrique de Lima Lopes e Arthur Carniel Ferreira. 

Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Edson Scabora, o professor do Núcleo Regional de Educação, Luiz Aparecido Balan, a diretora Educacional da Secretaria de Educação de Maringá,  Maria Inês Bria, o assessor de gabinete, Marcos Moreira, o professor Cláudio Ferdinandi da Unicesumar, o Capitão Giroto do 3º Comando de Polícia Militar, o Capitão Miosso, representando o 5º agrupamento de Bombeiros de Maringá, a tenente Kelly Cristina Camargo Chagas, o subtenente Ribeiro, representando a Companhia de Batalhão de Polícia Rodoviária, o subtenente Cláudio Caetano, representando o Tiro de Guerra de Maringá.

Outras Notícias

SEDUC

Secretaria Municipal de Educação
Maringá

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação

Av. Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho, 867 - Zona 2

CEP: 87010-460

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3221-6900