Notícias em Destaque



Educação disponibiliza serviços para crianças com necessidades especiais

  1. A rede municipal de ensino de Maringá trata todas as crianças de forma muito especial. Aquelas que precisam de atendimento diferenciado por uma razão ou outra são tratadas de forma ainda mais especial. O Centro de Apoio Especializado (Cemae) recebe crianças oriundas de escolas e creches com problemas de aprendizado e dão a elas um amplo apoio, com serviço de nutrição, fonoaudiologia e acompanhamento individualizado. São mais de 400 crianças atendidas todos os meses. Os serviços são realizados pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação. 

  2. Assim que notada a dificuldade de adaptação da criança em sala de aula, é enviado um protocolo para a Secretaria de Educação, que analisa o caso e faz o encaminhamento para o recurso que melhor atende as necessidades do aluno. Caso necessário, é disponibilizado um professor de apoio especializado para  acompanhamento individual. ′′A Gerência de Apoio Pedagógico Interdisciplinar, realiza um trabalho de muita qualidade, no que diz respeito ao atendimento aos alunos de inclusão. Nosso compromisso é de ampliar e aperfeiçoar ainda mais esse atendimento′′, afirma a Secretária de Educação, Gisele Colombari. 

  3. As salas de recurso multifuncional funcionam com atividades elaboradas de acordo com a necessidade e dificuldade da criança. Em turmas de até três alunos, são realizadas abordagens didáticas, como brincadeiras de raciocínio, produções textuais e atividades de matérias executadas em sala de aula, como matemática e ciências. Os encontros são sempre em turno oposto do que a criança está matriculada.

  4. Antonella de 10 anos, possui a Síndrome Cornélia de Lange (síndrome rara que afeta 1 em 62 mil pessoas, prejudicando a fala e, muitas vezes, levando a amputação de partes do corpo) e estuda no 3º ano da Escola Municipal João Batista Sanches. Antonella tem professora de apoio exclusiva, participa de atividades no contra turno e faz consulta uma vez por semana com fonoaudiólogo. ′′Graças aos recursos disponibilizados, minha filha consegue filtrar todo o aprendizado em sala de aula. Antes ela não falava e agora consegue até formar palavras e frases′′, afirma a mãe da Antonella, Camila França. 

  5. "Em nossa agenda de trabalho, a educação é pauta sempre prioritária, razão pela qual temos dispensado ao setor toda a atenção, não apenas investindo em infraestrutura, com construção, reforma e ampliação de unidade de ensino, mas também proporcionando atendimento diferenciado para aqueles estudantes que necessitam ser tratados com mais cuidado. Assim vamos construindo uma cidade mais humanizada, que valoriza o cidadão em todos os aspectos", afirma o o prefeito Ulisses Maia.

  6. Saiba mais:

  7. Secretaria de Educação (Seduc) 
  8. Avenida Itororó, 867 
  9. Telefone: (44) 3221-6900

  10. Centro de Apoio Especializado (Cemae)
  11. Rua Vaz Caminha, 117 
  12. Telefone: (44) 3901-1144  

Outras Notícias

SEDUC

Secretaria Municipal de Educação
Maringá

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação

Av. Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho, 867 - Zona 2

CEP: 87010-460

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3221-6900