Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI)



Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Firmina Maria

     No decreto nº358/92 de 07 de maio de 1992, fica denominado de Irmã Firmina Maria a Creche Municipal, localizada à Rua Pioneiro Augusto Guarino Basseto, quadra 72, data 01 do Jardim Alvorada III. Sua inauguração se deu em 29 de maio de 1992, atendendo crianças de 0 a 6 anos de idade, no horário das 7horas as 18horas.
     Neste sentido, a construção se fez necessária devido às creches mais próximas não conseguirem atender a demanda, pois o bairro estava em processo de desenvolvimento. Sua inauguração em 1992 foi marcada pela Política Educacional da Administração Liberal caracterizada pelo modelo de privatização baseada na gestão privada do serviço público. A empresa Vitória Régia assumiu a administração do Centro. O modelo de privatização consistia na contratação de empresas que, constituídas por professores e profissionais do meio educacional recebam toda a infra-estrutura necessária (prédios, mobiliários, etc) e mais o custo por aluno atendido, suficiente para cobrir as despesas.
     Essas empresas gozavam de autonomia administrativa, o município centralizava a orientação pedagógica e, através da fiscalização, promovia uma espécie de controle de qualidade. Com o resultado de uma ação direta de inconstitucionalidade da micro gestão privada na educação pública do município de Maringá, em janeiro de 1993, a creche volta a administração municipal, sob a responsabilidade da Fundação de Desenvolvimento social de Maringá.
     Na data de 16 de janeiro de 1995, com a resolução nº. 10/95 e as considerações do termo da deliberação nº. 34/93 autoriza no art. 1º o funcionamento do curso de Educação Infantil nas modalidades de creche, berçário, maternal e Pré-escola (jardim I,II,III), pelo decreto de nº. 458/98 de 12 de junho de 1995, ficou regulamentada com Pré-Escola Municipal Irmã Firmina Maria – Creche e Jardim de Infância.
     Em 1996 pelo Decreto nº. 128/96 de 26 de fevereiro do referido ano é alterada novamente sua denominação passando para Pré-Escola Municipal Irmã Firmina Maria Creche e Pré.
No mês de janeiro de 2007, foi realizada uma reforma geral do Centro Municipal Irmã Firmina Maria, inicialmente foi feita reforma dos banheiros. Um dos banheiros foi substituído por uma sala, e outro banheiro transformou-se em dois sanitários, masculino e feminino. A seguir as melhorias ocorreram nas paredes do prédio, onde foram colocados novos azulejos e pisos em todos os setores. Também foram colocadas novas cubas na assepsia. Para terminar a reforma foi feita a pintura interna e externa de todos os ambientes do centro.
Este centro de educação infantil, além de ampliar o número de vagas e contribuir para garantir o acesso e a permanência do aluno de zero a seis anos à educação infantil, foi projetado no intuito de estar oferecendo espaço físico adequado para promover o bem estar das crianças com todos os cuidados necessários, bem como melhores condições para o desenvolvimento do trabalho pedagógico e administrativo.
     No ano de 2011 o Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Firmina Maria passou novamente por ampliação de 333 m² e reforma de 604 m², aumentando a capacidade de atendimento dos alunos com idade entre 0 e cinco anos.
     CMEI que atende bairros como os jardins Andrade, Alvorada III,  Conjunto Ebenezer, Rodolpho Bernardes e Sumaré foi readequado com melhorias, além da ampliação das instalações e adequação visando acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
Nosso Centro Municipal de Educação Infantil destaca a escolha do nome pelo fato da pessoa escolhida ser muito especial, realizando durante toda sua vida um elogiável trabalho de inteira doação.
     Irmã Firmina Maria nasceu em 15 de setembro de 1921, na cidade de São Carlos, estado de São Paulo, dedicando mais de 67 anos às causas assistenciais. Sua vocação foi despertada precocemente e, apesar de ter sido encaminhada para o magistério pela sua congregação, foi com o serviço prestado ao pobre e necessitado que ela se realizou.
     Irmã Firmina veio para Maringá em 1966 onde residiu por 45 anos e fundou o Lar dos Velhinhos, prestando assistência a milhares de maringaenses e moradores da região. Suas virtudes ressaltadas em suas ações de carinho e humildade lhe renderam o titulo de “Cidadã Benemérita de Maringá”. Atualmente a religiosa reside em um lar da congregação em Bragança Paulista, interior de São Paulo. Assim, a comunidade escolar desta instituição sente-se orgulhosos em ter a Irmã Firmina como nossa patrona.

‹ Voltar

SEDUC

Secretaria Municipal de Educação
Maringá

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação

Av. Itororó, 867 - Zona 2 (Próximo à Avenida Juscelino Kubitchek)

CEP: 87010-460

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3221-6900