Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI)



Centro Municipal de Educação Infantil Pioneiro Vanor Henriques

     O Na administração comunitária (1984 – 1988), o Conjunto Santa Felicidade foi desfavelado em sistema de mutirão. A comunidade ofereceu a mão de obra, e a administração o material para construção das casas.
     Esse mutirão contou com a ajuda de mulheres pioneiras, auxiliando como pintoras e pedreiras.
     Essas famílias eram numerosas, com várias crianças pequenas. Sentiu-se então, a necessidade de uma creche para o atendimento assistencial dessas crianças de 0 a 5 anos de idade, tendo no núcleo um prédio construído para funcionamento de um Centro Esportivo que acabou adaptando-se à creche, recebendo oficialmente, pelo Decreto no. 163/88 de 22 de Julho de 1988 o nome de Creche e Centro Esportivo Pioneiro Vanor Henriques, foi dado pela comunidade maringaense em homenagem ao cidadão Pioneiro, que nasceu em Cataguazes, no interior de Minas Gerais. Filho de  Manoel Henriques e Corina Vieira Henriques. Casado com a Senhora Itália D´Andrea Henriques, com quem teve quatro filhos. Ruí, Renaldo, Romilda e Vanor filho. Se mudou com a família para Cambará-PR em 1929. Na cidade, foi comerciante e correspondente do Banco do Brasil. Foi nesse município, que Vanor juntamente do Major Antonio Barbosa Ferraz Júnior, instituiu a primeira Sociedade Agrícola do Norte do Paraná em 1933. Antes de sair de Cambará, Vanor se tornou vereador.
     O ano de 1952 ficou marcado pela vinda de Vanor Henriques para Maringá. Na cidade, iniciou a empresa que marcou seu nome no meio industrial: a Serraria São Sebastião, localizada na Avenida das Indústrias. A Serraria chegou a possuir uma colônia de trabalhadores com 32 casas.
     Foi vereador pela UDN em Cambará e em Maringá, pelo mesmo partido, concorreu a prefeitura em 1960. Foi também um dos fundadores do clube Hípico, Rotary clube e Maringá clube. Foi presidente do Rotary em Maringá e também fundador e um dos principais realizadores do lar dos velhinhos. Vanor Henriques obteve diploma de cidadão benemérito, concedido pela Câmera Municipal de Maringá 10/05/1964.
     Em 1996, pelo Decreto nº- 133/96, a denominação do C.M.E.I foi alterada para Pré-Escola Municipal Pioneiro Vanor Henriques: Creche e Pré-Escola.
     A autorização de funcionamento da Secretária de Estado da Educação ocorreu através da resolução nº- 1756/96, de 22 de Abril de 1996. A deliberação 003/94 do Conselho Estadual de Educação ocorreu através da resolução nº- 001/00, da Câmara de Ensino Fundamental que esta se incorpora, e ouvida a Câmara de Legislação e Normas, delibera dizendo em seu artigo 3º, parágrafo 2º que: “ As instituições de educação Infantil que mantêm, simultaneamente o atendimento à crianças de 0 a 3 anos em Creche e de 4 a 6 anos em pré-escola, constituição Centros de Educação Infantil, com denominação próprias”.
     O Centro Municipal de Educação Infantil Pioneiro Vanor Henriques, tem como localização à rua Alexander Graham Bell, nº- 53, quadra 39, zona 25, data 01, no núcleo do Conjunto Ipanema em Maringá, atendendo prioritariamente as crianças deste bairro e também proximidades. Unaugurado em 12 de agosto de 1988, o prédio era pequeno, possuindo 411, 09 m de área construída num terreno de 9.504 m. Houve uma reforma e ampliação em 21 de fevereiro de 1997, devido a demanda das crianças superar o número de vagas oferecidas.

 

‹ Voltar

Galeria de Fotos

SEDUC

Secretaria Municipal de Educação
Maringá

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação

Av. Itororó, 867, Zona 2 (próximo à Av. Juscelino Kubitchek)

Maringá - Paraná - Brasil - CEP: 87013-200

Fone: (44) 3221-6900