Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI)



Centro Municipal de Educação Infantil Antonieta Mattos Coutinho

     O Centro Municipal de Educação Infantil Antonieta Mattos Coutinho, iniciou sua construção no ano de 2003, está localizado na Rua Rio San Martin nº. 312, data 01 - A, quadra 278, do Conjunto  João de Barro Champagnat.
      A Prefeitura Municipal de Maringá analisando a necessidade de um Centro de Educação Infantil no bairro, iniciou a sua construção em 23 de agosto de 2003. O terreno no qual foi construído, é uma doação da Fundação Isis Bruder à Prefeitura Municipal de Maringá.
     Denominado Centro Municipal de Educação Infantil Antonieta Mattos Coutinho em homenagem à Antonieta Mattos Coutinho, mãe de Isis Bruder.
     Antonieta nasceu em Agudos, Estado de São Paulo em 07 de janeiro de 1893. era filha de Manoel Ignácio de Mattos Silva e Eugênia Moreira de Mattos. Desde criança, por ser pequena e franzina era chamada de “Pequetita”, de onde derivou o apelido Tita que a acompanhou por toda a vida.
     Em 1916 casou-se com José de Araújo Coutinho Júnior tornando-se mãe de cinco filhos: Eugênia, Eurico, Manoel, Petrônio e Isis.
     Residiram em Agudos até 1929, quando motivados por violenta crise financeira mudaram-se para o Norte do Paraná, no município de Sertanópolis.
     Morando por cinco anos num sítio, no meio de uma floresta inóspita, com imensas dificuldades, trabalhando na roça para subsistência da família, Tita se revelou uma verdadeira líder, cristã com fé inabalável em Deus. Seu esposo, avançado em idade, trinta anos mais velho do que ela, não tinha condições de dirigir a família. Homem muito culto, familiarizado com as letras, se sentia completamente inibido para exercer trabalhos pesados. Em 1934 foi acometido de uma grave enfermidade, o que obrigou a família a residir em Tietê, Estado de São Paulo, vindo a falecer em maio de 1935. Tita, forçada pelas circunstâncias, sem preparo, sem aposentadoria, sem qualquer receita, resolveu residir na capital, onde haveria serviço para as crianças. Com o auxílio de uma enteada muito amorosa, a família conseguiu se instalar no Brás. Titã logo encontrou a Igreja Presbiteriana Independente. Sentiu grande alívio e viu nisso o cuidado de Deus. Aquela era a sua igreja, onde encontraria apoio e encaminharia seus filhos para a vida. Morando num porão, (o que era muito comum em São Paulo), a Igreja se responsabilizou pelo aluguel.
     Com os filhos adultos desejava voltar para o Paraná, onde possuía um sítio, herança de seu pai, Manoel de Mattos. A venda do sítio permitiu-lhe comprar uma casa em Londrina. Sempre integrada na igreja, ela exerceu o cargo de diaconista.
     Em janeiro de 1948, veio residir com sua filha Isis e seu genro Ulisses Bruder, em Maringá.
     Foi assídua freqüentadora da Igreja de Maringá, onde a chamavam carinhosamente de Vó Tita. Por sua personalidade marcante de pessoa fiel a Jesus, em 1986, o seu nome foi dado à Creche da Casa Maternal Evangélica.
     Antonieta faleceu aos 99 anos de idade em 26 de abril de 1992.
     A Inaugurarão Oficial do Centro Municipal de Educação Infantil Antonieta Mattos Coutinho foi no dia 29 de dezembro de 2004. O Centro Municipal de Educação Infantil iniciou suas atividades no dia 01 de fevereiro de 2005.

‹ Voltar

Galeria de Fotos

SEDUC

Secretaria Municipal de Educação
Maringá

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação

Av. Itororó, 867, Zona 2 (próximo à Av. Juscelino Kubitchek)

Maringá - Paraná - Brasil - CEP: 87013-200

Fone: (44) 3221-6900