Notícias em Destaque



26/02/2019 - Cemae oferece atendimento clínico e pedagógico para mais de 500 crianças

Dos 40 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Maringá, mais de 500 apresentam dificuldades acentuadas no processo de ensino e aprendizagem. Estes recebem atendimento clínico e pedagógico da Secretaria de Educação (Seduc), por meio do Centro de Apoio Especializado (Cemae). A identificação da dificuldade de aprendizagem dos alunos ocorre por meio de estudo de caso ou avaliação individual realizada pela equipe pedagógica das 116 unidades escolares.

O atendimento clínico é realizado no Cemae de segunda a sexta, das 7h25 às 11h30 e das 13h30 às 18 horas, na rua Vaz Caminha, 117, zona 2. A sede oferece avaliação e diagnóstico nas áreas de fonoaudiologia e nutrição. O atendimento fonoaudiológico conta com 25 terapias para crianças com dificuldade de linguagem, 30 para situações de estimulação de linguagem e 50 para crianças com deficiência. Já a nutrição ocorre uma vez por mês para alunos que apresentam diagnóstico de obesidade, perda de peso, rejeição ou compulsão alimentar. 

A estrutura também conta com assessoria responsável pelo Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh), em parceria com o Núcleo Regional de Educação e Hospital Universitário (NREHU), para que alunos internados no Hospital Universitário (HUM), recebam atividades educacionais com auxílio de professora da rede municipal de ensino. “Trabalhamos para que essas crianças possam cada vez mais desenvolver-se e receber um ensino de qualidade”, explica a gerente do Cemae clínico, Edilene Cunha Martinez. 

Crianças de zero a seis anos que apresentam atraso no desenvolvimento global recebem atendimentos em 19 salas de Estimulação Essencial, inauguradas recentemente pela Seduc em Centros de Educação Infantil (Cmei). Para alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem, o Cemae também oferece auxílio na educação com profissionais especialistas nas áreas de psicopedagogia e psicologia, por meio de avaliações, suplementando o trabalho escolar contínuo no processo ensino-aprendizagem.

A gerência de Apoio Pedagógico Interdisciplinar é responsável pelos serviços de apoio em sala de aula, apoio no contra turno escolar e atendimento em 19 salas de Recursos Multifuncionais para 300 crianças que apresentam deficiências e/ou transtornos mentais. Dessas, 18 salas são ′tipo 1′, para deficiência intelectual, duas salas ′tipo 2′, para deficiente visual e, uma de altas habilidades. O atendimento é oferecido apenas para os alunos matriculados na rede municipal de ensino. O horário é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, na sede da Seduc (avenida Itororó, nº 865, sala 102). 

A educação de apoio especial do município conta com o trabalho de 337 profissionais, que recebem mensalmente formação especializada na área da educação especial. Ao todo, 2 mil alunos são atendidos no contra turno escolar. 

Saiba Mais
Centro de Apoio Especializado (Cemae)
44- 3901-1144
Rua Vaz Caminha, 117, zona 2

Outras Notícias

SEDUC

Secretaria Municipal de Educação
Maringá

SEDUC - Secretaria Municipal de Educação

Av. Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho, 867 - Zona 2

CEP: 87010-460

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3221-6900