Notícias em Destaque



02/02/2018 - Futsal do Estação Verão e finais do Xadrez movimentam o esporte


O maringaense adepto do esporte poderá assistir neste final de semana a mais uma rodada de Futsal do projeto Estação Verão ou acompanhar de perto as partidas finais da primeira etapa do Campeonato Paranaense de Xadrez Absoluto, que acontece na cidade desde a última quarta-feira, dia 31 de janeiro.
Organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sesp), o campeonato é disputado nas dependências do Sesc/Maringá e tem a parceria Federação de Xadrez do Paraná (Fexpar).

Os confrontos da competição ocorrem em várias categorias, com a participação de atletas de 8 a 60 anos.
Alguns dos principais nomes do xadrez do Paraná estão entre os candidatos ao título, como Alexandr Fier e Jaime Sunye Neto, reconhecidos como Grandes Mestres pela Fide, a Federação Internacional de Xadrez.
O veterano Sunye foi nomeado Grande Mestre de Xadrez em 1986 e é um dos principais nomes da modalidade no Brasil. Heptacampeão nacional, o curitibano defendeu a seleção brasileira em oito Olimpíadas de Xadrez e é até hoje o único enxadrista do Brasil a ter conquistado uma medalha de ouro olímpica, em 1992.

Grande Mestre desde 2006, Fier, de 29 anos, é um dos grandes nomes do xadrez brasileiro na atualidade. Catarinense radicado no Paraná, ele hoje mora em Tbilisi, na Geórgia, mas continua federado pelo Estado e é o atual campeão do torneio.

Destaques maringaenses
Além da dupla Sunye/Fier, também estão no páreo três Mestres Fide e um Mestre Nacional, todos representantes do Clube de Xadrez de Maringá.
Um dos destaques da cidade é Jomar Egoroff, que já conquistou sete títulos e é o maior campeão da história do certame.

Os também Mestres Fide Bolívar Gonzalez e Carlos Martins também já foram campeões paranaenses, assim como o Mestre Nacional Jair Osipi. O quarteto, afiliado ao Clube de Xadrez de Maringá, defende a cidade nas competições oficiais, como os Jogos Abertos do Paraná.
No total, a delegação maringaense é composta por 14 participantes, na maioria crianças e adolescentes.
Além da premiação, que no total vai chegar a R$ 10 mil, o torneio também vale uma vaga na semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez deste ano.

Estação Verão
Também terá sequência neste domingo, dia 4, o Torneio de Futsal do projeto Estação Verão, desenvolvido pela Sesp até o mês de março.
As partidas, no masculino e feminino, vão acontecer das 8h às 16 horas entre equipes das categorias de 7 a 17 anos.

Cinco jogos serão realizados das 8h às 10h40 no Centro Esportivo do Jardim Alvorada, outros nove no período das 8h às 16 horas no Centro Esportivo do Mandacaru e mais oito partidas vão acontecer das 8h40 às 16 horas no Ginásio Valdir Pinheiro.

Verão nos Bairros
No Centro Esportivo do bairro Três Lagoas também acontece neste domingo, 4, mais uma etapa de atrações do “Verão nos Bairros” - um desdobramento do projeto Estação Verão que visa oferecer atividades artísticas, culturais e esportivas para a comunidade dos bairros.

A partir das 14 horas a comunidade daquela região de Maringá terá à disposição vários brinquedos infláveis, cama elástica, partidas de mini voleibol, mini futsal, pintura facial e uma série de jogos de tabuleiro, além de distribuição de algodão-doce para as crianças.

Para as 16 horas está prevista uma aula de Zumba com a participação de professores e alunos dos centros esportivos do Mandacaru e Miosótis. Todas as atividades da tarde serão orientadas por professores e monitores das gerências de Recreação e Lazer e de Esportes Comunitários da Secretaria de Esportes e Lazer.

Mais informações: (44) 3220-5770 / 3220-5775 (SESP)

Outras Notícias