Planos de Trabalho



PLANO DE TRABALHO DO KUNG FU


Dentre as atividades de fomento do esporte desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer temos que sob a administração do município existem vários equipamentos públicos destinados a população para a pratica do esporte a atividade física, dentre estes, temos os Centros Esportivos. As principais modalidades são: Futsal, Voleibol, Natação, Basquetebol, Futebol, Handebol, Ginástica Rítmica, Pilates Solo, Vôlei Câmbio, Hidro caminhada, Hidroginástica, Caminhada, Alongamento, Ginástica Idoso e Kickboxing. Dentro desse meio vemos uma grande variedade de modalidades esportivas, tanto coletivas quanto individuais. Esse projeto traz a possibilidade da prática de uma nova atividade aos centros esportivos de Maringá sendo está uma arte marcial que e o Kung Fu.

O cândi ( 功夫 ) usado para o Kung Fu pode ter vários significados sendo um o de “deter a violência”, também é chamado de Wushu “técnica marcial”. O Kung fu é formado por vários estilos que surgiram das observações dos animais e através de outras metodologias, mas, no entanto, ninguém sabe ao certo quando surgiu. Cogita-se que o primeiro estilo de Kung Fu venha do conhecimento propriamente dos camponeses que defendiam seus cercamentos utilizando projeções, conhecido como Shuai-Jiao, uma arte marcial desenvolvida pelo imperador Jakus-Shu há mais de cinco mil anos.

Segundo a CBKW (2015) o Kung fu (Wushu) foi introduzido no Brasil na década de 60, tendo como principais introdutores os Grão-mestres Chan Kowk Wai, Chiu Ping Lok e Wong Shing Keng, que no início ensinavam somente para a comunidade de imigrantes chineses do Brasil. Após alguns anos, passaram a ensinar também aos brasileiros e, rapidamente, a modalidade se difundiu no país, havendo a necessidade de uma melhor organização.

Após anos de treinamento aprendendo o estilo tradicional de kung fu Hsing I com um mestre chinês, o Mestre Robzon Belli resolve usar esse conhecimento de forma didática e acessível, juntando outros conhecimentos na arte marcial chinesa sendo alguns deles o Wing Chun e o Jet Kune Do, dando origem ao estilo Shen Zhen Tao de Kung Fu. O sistema de competições de Kung fu no Brasil usa algumas modalidades sendo: Tao lu tradicional, Tao lu moderno, Interno, Sanda e Shuaijiao. As aulas de kung fu Shen Zhen Tao capacitarão os alunos a participar a qualquer uma dessas modalidades. A partir do momento em que o professor verificar aptidão de um aluno para uma dessas competições, ele ensinara durante as aulas as regras usadas nessa modalidade específica do Kung fu, assim capacitando-o para competir campeonatos como o campeonato paranaense de Kung fu entre outros.

PLANO DE TRABALHO DO KUNG FU

Outros Artigos

Galeria de Fotos