Planos de Trabalho



PLANO DE TRABALHO DO PILATES


Com o intuito de oferecer uma atividade inovadora nos Centros Esportivos nasceu o Projeto “PILATES” uma nova proposta para os Centros Esportivos, sob a influência dos ótimos resultados obtidos com o método. O Projeto prevê a utilização do método adaptado e repensado para atender grandes grupos. A história do Pilates começa em 1983 quando nasceu o criador do método Joseph Hubertus Pilates. Ele dedicou sua vida para melhorar sua saúde e força, ele acreditava que o moderno estilo de vida, a má postura e a respiração ineficientes eram as causas dos problemas de saúde. 

Joseph, através das inúmeras pesquisas deixou um acervo de cerca de 500 exercícios, cada um deles completo, trabalhando todo o corpo de forma global. O diferencial do Pilates é a flexibilidade, pois a maior parte dos exercícios possui opções que os tornam acessíveis tanto a praticantes iniciantes e que apresentem algum tipo de limitação, quanto aos mais avançados que acreditam não ter mais nada a aprender.

A literatura aponta como vantagens do método Pilates: estimular a circulação, melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, o alongamento e alinhamento postural. Pode melhorar os níveis de consciência corporal e a coordenação motora. Tais benefícios ajudariam a prevenir lesões e proporcionar um alivio nas dores crônicas. (SACCO et al,2005; BLUM, 2002; PEREZ, 2005).  Segundo Joseph Pilates, os benefícios do método Pilates só dependem da execução dos exercícios com fidelidade aos seus princípios (CAMARÃO, 2004).

Por ser tratar de uma atividade que não impõe desgaste articular e cujo numero de repetições de cada exercício é reduzido, promove-se a prevenção e/ ou tratamento de certas patologias, especialmente as ocupacionais (RODRIGUES, 2006). Com a Prática do Pilates as pessoas apreendem a manter uma postura correta em diversas situações do cotidiano, como sentar, andar e agachar (MARIN, 2009).

Dois casos foram estudados com o objetivo de investigar o aumento da resistência física e a melhora da flexibilidade utilizando como recurso somente o método Pilates. Os voluntários foram submetidos a dois testes: flexão de tronco no banco de Wells e teste de esforço em esteira. Durante o período de investigação, as alunas realizaram 24 aulas de forma individualizada. Na reavaliação, foi mostrado que as alunas tiveram uma melhora de 46% em relação a resistência física e freqüência cardíaca de ambos mostrou-se menor. Com relação à flexibilidade, a média de melhora é de 91%. Com estes fatos, evidenciam-se os benefícios propostos pelo método (CURSI, 2006).

Uma pesquisa verificou os efeitos do método Pilates no alinhamento postural de indivíduos com idade 50 e 66 anos. Foram 36 aulas com 1 hora de duração realizadas 3 vezes por semana. Ao final do trabalho, observou-se que o alinhamento postural de várias partes do corpo apresentou uma ligeira melhora e as dores apresentaram uma diminuição considerável (NUNES, 2008). No estudo de Curi (2009), a amostra dói composta 100% por mulheres com mais de 65 anos, estas com idades entre 65 a 74 anos. Após um período de doze semanas de treinamento, houve uma diminuição significativa do tempo para realização as atividades de vida diária dos idosos.

Estudos mostram que adultos jovens e adultos maiores de 60 anos que praticam uma atividade física regularmente (2 a 3 vezes na semana) apresentam uma melhora funcional nas atividades da vida diária, e como resultado disso sentem-se menos ansiosos e menos depressivos, o que é muito comum nos dias de hoje (PIRAI, 2003).

Quando aplicado na população idosa, o Pilates melhora a força e mobilidade, que geralmente estão alteradas devido à presença de doenças degenerativas, como artrite. O Pilates também auxilia na manutenção da pressão arterial, além de influenciar na calcificação óssea. Estes benefícios foram encontrados por Kopitzke (2007), que através da aplicação do método, aliada ao uso de medicação apropriada, conseguiu alterar o diagnóstico de uma paciente de osteoporose para osteopenia, após um ano de tratamento.

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