Programas



PROGRAMA NOVO CENTRO ESPORTIVO


O esporte é uma das principais ações desenvolvidas tanto pelo poder público, privado ou terceiro setor, como forma tanto de combate as drogas e obesidade (fator social) como de geração de renda (esporte de rendimento).  Uma das formas para se diminuir a violência em que a sociedade se encontra está no oferecimento de uma oportunidade a criança de brincar e ser feliz. Contudo o que não se pode deixar para um segundo plano é a sua educação que vai muito além dos livros, se faz necessário à educação para a vida, os esportes são um meio de educação para a vida, pois tanto em esportes individuais quanto nos esportes coletivos faz com que surja uma coesão de políticas públicas entre as crianças, adolescentes e jovens. 

Um plano estratégico e uma fonte de referência para a orientação de qualquer instituição, seja pública ou privada. O planejamento é a forma mais eficaz para se desenvolver um município ou um seguimento de atuação do Poder Público, já que um planejamento bem feito diminui o risco do erro e aumenta as chances de acerto do gestor municipal, na resolução de problemas públicos. Com uma visão estratégica, o gestor público municipal pode além de constituir-se num indutor de desenvolvimento local e até regional, melhorando a qualidade de vida. Em relação ao planejamento e as políticas públicas Oliveira (2006, apud JARDIM, SILVA & NHARRELUGA, 2009).

Em relação aos diversos objetivos de uma avaliação de política pública, podem-se distinguir três modalidades de avaliação: avaliação de metas (tem como propósito mensurar o grau de êxito que um programa alcança), avaliação de processos (visa detectar defeitos na elaboração dos procedimentos, acompanhar e avaliar a execução dos procedimentos de implantação dos programas) e avaliação de impacto (focaliza os efeitos ou impactos produzidos sobre a sociedade e, portanto, para além dos beneficiários diretos da intervenção pública, avaliando-se sua efetividade social). (GARCIA, 2001; CARVALHO, 2003; COSTA E CASTANHAR, 2003 apud TREVISAN & VAN BELLEN, 2008).

Para Jardim; Silva & Nharreluga (2009) o estudo das políticas públicas está relacionado com esforços para compreender o papel do Estado e suas atuações na sociedade contemporânea, e as diferentes formas de interação entre Estado e sociedade, identificar as relações existentes entre os diversos atores e compreender a dinâmica da ação pública do Estado. Em relação ao significado da “política pública o mesmo autor diz

“Expressões como "política" e "políticas públicas" comportam variadas acepções, concepções e definições. Se há algo comum a elas, é justamente o seu caráter polissêmico. A língua inglesa recorre a três termos para identificar as nuances do tema: polity, para a esfera da política e para diferenciar o mundo da política do da sociedade civil; politics, como a atividade política na disputa por cargos políticos, o debate partidário etc.; policies, para a ação pública, ou seja, os processos que elaboram e implementam programas e projetos públicos” (MULLER; SUREL, 2004 apud JARDIM, SILVA & NHARRELUGA, 2009 p. 10).

Para identificar algumas características comuns às políticas públicas: relações de poder e legitimidade; espaços de trocas; elementos de valor e conhecimento; normas, regulamentos e procedimentos; necessidades de escolhas; sentidos e valores culturais; uma ideologia que as gere e as sustente; planejamento orçamentário; organograma e estrutura organizacional hierárquica setorial; integração e inter-relacionamento entre seus vários aspectos e níveis; programas e projetos específicos; dinamismo para as necessárias atualizações; participação dos setores interessados; representação democrática da sociedade na sua formulação e implementação; atendimento de diferentes demandas; critérios de aferição e avaliação de seus resultados; atenção para as correções necessárias ao longo de sua trajetória. (SILVA, 1998 apud JARDIM, SILVA & NHARRELUGA, 2009).

Diante do exposto somente através de um planejamento estratégico adequado e que podemos alcançar objetivos estratégicos de médio a longo prazo e, através do esporte, ser um dos fatores da melhoria da qualidade e estilo de vida da população maringaense. A igualdade de oportunidades e um dos princípios básicos de um país que trata bem seu povo tanto na distribuição de renda e de condições de vida de um povo.

BIBLIOGRAFIA

JARDIM, J. M.; SILVA, S. C. A.; NHARRELUGA, R. S. Análise de políticas públicas: uma abordagem em direção às políticas públicas de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.14,  n.1, Abr.  2009. Disponível em . Acessado em 06 fev. 2011.

OLIVEIRA, J. A. P. Desafios do planejamento em políticas públicas: diferentes visões e práticas. Revista de Administração Pública,  Rio de Janeiro,  v. 40,  n. 2, abr.  2006 .   Disponível em . Acessado em 06 fev. 2011.

TREVISAN, A. P.; VAN BELLEN, H. M. Avaliação de políticas públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.42, n.3, jun. 2008. Disponível em . Acessado em 06 fev. 2011.


PROGRAMA NOVO CENTRO ESPORTIVO
Atendimento dos Centros Esportivos do ano 2007
Atendimento dos Centros Esportivos do ano 2008
Atendimento dos Centros Esportivos do ano 2009
Atendimento dos Centros Esportivos do ano 2010
Atendimento dos Centros Esportivos do ano 2011
Atendimento dos Centros Esportivos do ano 2012
Atendimento dos Centros Esportivos do ano 2013
Meta de Evolução de atendimento dos Centros Esportivos de 2015-2017
Mapa da Abrangência dos Centros Esportivos
Faixa etária da população abrangida pelos Centros Esportivos
Estrutura Esportiva dos Centros Esportivos da Cidade de Maringá

Outros Artigos

Galeria de Fotos