Áreas Verdes



Relação das Unidades de Conservação e Áreas de Proteção Permanente do Município de Maringá, Paraná.


Áreas de Proteção Permanentes 
   As áreas de proteção permanentes, de acordo com a Lei 12.651/12, é uma "área protegida coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas". As APPs estão presentes nas margens dos rios e córregos da cidade, para contribuir com a drenagem fluvial do local. 

Unidades de Conservação 
   As UCs têm a função de proteger áreas naturais, como populações, habitats e ecossistemas de importância significativa para o território nacional, preservando o patrimônio biológico existente. De acordo com os seus objetivos, as Unidades de Conservação podem ser classificadas em dois tipos: Uso Sustentável e Proteção Integral
   As UCs de Uso Sustentável são as que têm como objetivo conciliar a conservação da natureza com o uso sustentável de recursos, e com isso, harmonizar a presença humana nas áreas protegidas. Já as UCs de Proteção Integral têm como finalidade a preservação da natureza, sendo permitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, não envolvendo consumo, coleta ou danos desses recursos. 
   A implementação, administração e fiscalização de esfera federal é realizada pelo ICMBIO e IBAMA, e nas esferas estadual e municipal, pelos órgãos estaduais e municipais do meio ambiente. 

No Brasil, é direito fundamental e garantido aos cidadãos pela Constituição Federal de 1988 no Art. 225: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo, para as presentes e futuras gerações." 

Relação das Unidades de Conservação e Áreas de Proteção Permanente do Município de Maringá, Paraná

Outros Artigos

SEMA

Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Maringá

SEMA - Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Fone: (44) 3293-8750

sema@maringa.pr.gov.br