Notícias em Destaque



Portão 2 do Parque do Ingá será reaberto nesta sexta

O prefeito Ulisses Maia realiza um ato simbólico na manhã desta sexta, às 9 horas, no Parque do Ingá, quando abre cadeado e reabre o portão de acesso ao local pela avenida Laguna, na Vila Operária, fechado há 8 anos. A reabertura é antecipada por reorganização do espaço do parque, com limpeza de áreas comuns e do lago, reparos em brinquedos, poda de árvores e, principalmente, reforma da passarela metálica de 232 metros que conduz o visitante do portão da Laguna ao lago.

A reabertura do portão 2 do Parque do Ingá foi anunciado pelo prefeito durante visita técnica ao local, realizada dia 9 de fevereiro. A convite da prefeitura, jornalistas acompanharam a visita, que serviu para apresentar a precariedade de diversas atrações, entre elas a tirolesa e a pista de carrinhos elétricos. Na ocasião, o prefeito determinou ações imediatas para revitalizar uma das principais atrações turísticas da cidade e cravou dia 25 de fevereiro como a data limite para reabertura do portão.

“Como estamos fazendo nos bairros com o programa Maringá Cidade Limpa, vamos realizar nos próximos dias um grande mutirão de limpeza do parque”, disse o prefeito à época, cuja determinação foi cumprida nas semanas seguintes com ampla mobilização de servidores e equipamentos da Secretaria de Serviços Públicos. A limpeza e reorganização do espaço interno e externo do parque foram acompanhadas de reparos na passarela que liga o portão 2 ao lago.

A passarela de 232 metros de extensão reproduz caminho feito por mulheres que lavavam roupas no lago nas décadas de 50 e 60, razão pela qual é conhecido como ′caminho das lavadeiras′. A estrutura metálica, que se eleva a cerca de um metro do solo, foi reparada e recebeu uma nova pintura. A passarela serpenteia pela mata e deve se transformar em novo atrativo do parque, entre tantos outros que serão revitalizados e colocados à
disposição dos visitantes.

As ações de revitalização do parque também incluem a ′Maria Fumaça′, um dos símbolos da colonização da cidade. Instalada sob abrigo precário, o local foi reformado para que a locomotiva resgate seu merecido protagonismo no ano em que Maringá completa 70 anos. Sua importância histórica se justifica por ter sido a primeira máquina a estacionar na ferroviária da cidade, em 1954, pelo menos oficialmente. Antes, outros trens chegaram trazendo funcionários que construíam a ferrovia.

O Parque do Ingá permanece fechado hoje (quarta) e amanhã (quinta) para finalização dos serviços de limpeza, reparos de brinquedos e estruturas utilizadas pelos visitantes. Na manhã de sexta, às 9 horas, solenidade marcará a reabertura do portão 2, confirmando o que havia anunciado o prefeito dia 9 de fevereiro. Atividades de manutenção da infraestrutura do parque prosseguem para garantir tranquilidade e segurança para os visitantes.

Saiba Mais
O Parque do Ingá é aberto de terça a domingo, entre as 9 e 20 horas, para visitação.

Outras Notícias

SEMA

Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Maringá

SEMA - Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Fone: (44) 3221-1441

sema@maringa.pr.gov.br