Educação Ambiental



Atitudes ecologicamente corretas

Algumas medidas sustentáveis podem minimizar os problemas que enfrentamos hoje, não são apenas a utilização de lâmpadas de LED caras, sistemas de reversão de água dos vasos sanitários, sistemas complexos e caros de captação de energia e água, mas também as pequenas medidas que cada cidadão pode adotar e farão grande diferença.

Um bom exemplo de medidas para colaborar com o meio ambiente, refere-se ao uso do automóvel pode ser perfeitamente descartado para percorrer pequenas distâncias.

Caminhar faz bem à saúde e não polui o ar.

Além de evitar utilizá-los em curtas distâncias, na hora da lavagem, a torneira deve ser mantida fechada enquanto é ensaboado, ou de preferência não utilizar produtos químicos e aproveitar a água da lavagem de roupa ou da chuva para lavá-lo.

Para lavar a área ou o quintal, é correto reutilizar a água do tanque ou da chuva. A utilização de recipientes para captação de água da chuva é ecologicamente correto, desde que esses recipientes permaneçam fechados para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Posteriormente, água armazenada pode ser reaproveitada.

Para lavar a louças e as roupas o sabão de coco ou o de pedra são os mais indicados e mesmo assim devem ser utilizados em dose mínima.

Os banhos não precisam ser demorados, pois, o chuveiro aberto por muito tempo contribui para um gasto excessivo de água. (+ de 50 litros/banho)

Evite ascender todas as lâmpadas ao mesmo tempo. Deixar luzes e aparelhos ligados em cômodos vazios gasta dinheiro e esgota nossa água potável.

No supermercado use as sacolas retornáveis, as sacolinhas de plástico devem entrar em extinção para que a natureza sobreviva. Também é uma excelente medida sustentável optar por produtos locais, as encomendas de produtos do outro lado do mundo geram impactos ambientais devido à utilização dos meios de transportes.

Descartar produtos feitos de couro e pele de animais é uma atitude nobre, de respeito e valor à vida. Devido ao uso abusivo de peles e outros subprodutos de origem animal, muitos animais estão em extinção ou já foram extintos.

Ser sustentável nada mais é descobrir maneiras de promover a exploração dos recursos naturais, de maneira que não prejudique ou prejudique o menos possível o meio ambiente, estabelecendo assim um equilíbrio, reconhecendo a importância de nosso meio ambiente e da nossa sociedade, repensando as consequências de nossos atos. Atitudes simples como respeito e amor à natureza podem dar às futuras gerações um mundo ecologicamente saudável.



Outros Artigos

SEMA

Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Maringá

SEMA - Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Fone: (44) 3221-1441

sema@maringa.pr.gov.br