Notícias em Destaque



Sema fiscaliza córrego Moscados e não encontra poluição

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema) fiscalizou na manhã de hoje, 10, o córrego Moscados. Houve denúncia de poluição. Uma equipe com três fiscais percorreu três trechos do riacho e não encontrou nenhum ponto poluído na água de origem criminosa. Não há peixes mortos. Sema monitora região, num trabalho constante de prevenção ambiental. 

Uma das situações verificadas logo após a nascente, na Vila Bosque, foi o acumulo de folhas e outros materiais na água. Com o tempo a vegetação apodrece e dá um tom escuro na água. As plantas caem no córrego quando chove. Como não há mata ciliar em alguns trechos, a água da chuva escorre do barranco levando o material. 

Apesar da água não estar poluída, há muito lixo nas margens. Latas, garrafas, brinquedos, aparelho televisor e até um colchão. O gerente da Sema, Ivan Zakaluk, informa que o proprietário do terreno já foi multado antes. Caso está na Justiça. 

No segundo ponto visitado pelos fiscais o quadro é diferente. Há mata ciliar e água do córrego é cristalina. Fiscais passaram por mata fechada e verificaram emissários de onde saem efluentes dos prédios da região até o córrego. O agente fiscal Osmar Casavechia anunciou que não havia indício de poluição. 

Terceiro ponto vistoriado foi no Jardim Aclimação, de onde já houve denúncia com espuma e água escura. Fiscais também não encontraram poluição. Há muito lixo e no ponto onde a água cai da tubulação há formação de bolhas com a movimentação e fluxo da água. Fiscais verificaram que não há espuma que seria de produtos químicos. A fiscalização da Sema é rotineira. A população pode colaborar com denúncias de poluição ambiental pelo telefone 156. 

Outras Notícias

SEMA

Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Maringá

SEMA - Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Fone: (44) 3293-8750

sema@maringa.pr.gov.br