Notícias em Destaque



Zona Norte lidera descarte irregular de lixo, entulhos e bens inservíveis

Bairros da Zona Norte da cidade lideram o número de denúncias de descarte irregular de lixo e o volume de resíduos e bens inservíveis recolhidos diariamente pela Secretaria de Serviços Públicos, da Prefeitura de Maringá. São pelo menos 5 toneladas todos os dias. Este ano, o serviço 156 (Ouvidoria Municipal) recebeu 90 denúncias da região, do total de 152 relativas ao despejo em áreas públicas de todo tipo de lixo, o que inclui móveis, colchões, eletrodomésticos, pneus e entulhos de construção. 

Os bairros com maior incidência são o Residencial Tuiuti, Jardim Dourados, Oásis, Sumaré, Colina Verde, Alvorada, Batel e Hortência. O descarte normalmente é feito em canteiros, praças, ruas, avenidas e calçadas. Fundos de vale também é local onde se acumulam lixo. A existência de muitos deles na Zona Norte ajuda a explica o volume maior de descarte irregular na região. Em duas baixadas do Contorno Norte também é comum a acumulação de resíduos e bens inservíveis.

Ao jogar lixo em locais públicos (ou privados), caracterizando o descarte irregular, o cidadão não só estimula a proliferação de insetos, como o mosquito transmissor da dengue, e animais como, escorpião, como também comete crime ambiental, passível de multa. Vídeo e fotos com flagrantes do crime são decisivos para identificação e penalização do infrator. Contudo, é fundamento que a placa do veículo seja mostrada na captação da imagem, o que facilitação a punição. 

Maringá conta com 25 pontos para coleta regular de produtos aptos ao descarte, como lâmpadas fluorescentes, vidros e eletrônicos. A relação de endereços está no link http://www2.maringa.pr.gov.br/sistema/arquivos/2558d6500dd7.pdf. Ecoponto, em fase final de construção no Jardim Piatã, com previsão de entrar em operação na primeira quinzena de junho, terá local específico para o descarte de volumosos, além de materiais recicláveis.

Outras Notícias

SEMA

Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Maringá

SEMA - Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Fone: (44) 3293-8750

sema@maringa.pr.gov.br