Diretoria de Políticas Sobre Drogas

Eventos

Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas

08/06/2020
A- A A+
Todos os anos a Diretoria de Políticas sobre Drogas realiza uma semana inteira com eventos dos mais variados tipo para tratar do tema da drogadição em nosso município.

Sendo aberto ao público a Semana de Prevenção geralmente começa seis dias antes do dia 26 de Junho, que é instituído como o dia internacional de combate as drogas, sendo que em cada dia são abordados temas diversos que tem relação com o consumo de drogas, como por exemplo a droga e a cultura, a droga e o exporte, a droga e a família e por ai vai, cujo o intuito é não apenas informar mas de fato conscientizar, e desta maneira prevenir o uso de drogas, além de estimular aqueles que infelizmente já fazendo o consumo, buscar a ajuda adequada.

E este ano por conta da pandemia tivemos que readequar nosso projeto para fazê-lo online, desta forma pensamos em fazer lives através das redes sociais da prefeitura do município com convidados especiais que tivessem alguma relação com os temas propostos, para assim atingir o maior número de pessoas possível e enriquecer nossas lives através da representatividade, influência e conhecimento de nossos participantes.

As lives aconteceram durante os dias 20 à 26 de Junho, nas redes sociais da prefeitura do município, às 19h. 

Projeto - Comunidades Terapêuticas em Movimento

08/06/2020
Tendo como foco os internos, das Comunidades Terapêuticas, o projeto Comunidades Terapêuticas em Movimento visa informar os internos acerca das etapas de tratamento pelo qual eles irão passar se prosseguir até o fim, desde o internamento ate a reinserção na comunidade.

Sabemos que muitas vezes os internos não entendem o por que desta ou aquela forma de técnica de tratamento, ou então, o por que ter de passar por esta ou aquela etapa para se livrar do vício. Este projeto além de esclarecer sobre essas dúvidas, os motivará a aceitar com determinação o proposto pelos técnicos dentro das Comunidades Terapêuticas.

Para isto, especialistas gravarão vídeos com os seguintes temas: Rede da saúde, Rede de Assistência Social, Reinserção Social, Recaídas, Consequências do uso do tabaco e do narguilé , Família, e um Testemunho. 
As palestras serão feitas de forma online tendo em vista o atual momento de pandemia pelo COVID-19 que estamos enfrentando. 

Orientações de Prevenção e Higienização COVID-19 nas Comunidades Terapêuticas

08/06/2020
O projeto surgiu diante da necessidade criada pelo Coronavírus. Estamos vivendo um momento imparcial da história, onde ainda não sabemos bem como lidar com tudo isso, porém a falta de esclarecimentos básicos sobre este vírus é o principal motivo de tamanha contaminação.
Diante disso a Diretoria de Politicas Sobre Drogas criou o projeto Orientações de Prevenção e Higienização COVID-19, com foco nos internos das Comunidades Terapêuticas.

Para tal, os servidores da Diretoria de Politicas Sobre Drogas juntamente de uma enfermeira cedida pelo Bolsa Família visitou todas as Comunidades Terapêuticas do município levando informações sobre o temido vírus, foram ministradas palestras explicando a forma como o vírus age no organismo, como ele contamina as pessoas, a forma como se espalha, quais os sintomas, o que fazer para se prevenir, como lavar as mãos corretamente, como usar a máscara corretamente, o que fazer se eu estiver com os sintomas, como fazer o isolamento social, enfim tudo aquilo que sabemos ser essencial para preveni-lo, ainda, foram feitas rodas de conversas com os internos para discutir sobre e esclarecer possíveis dúvidas.

Campanha de Prevenção ao Narguilé e COVID-19

08/06/2020
Quantas vezes já não ouvimos falar dos malefícios do uso do narguilé, a grande maioria da população ja tem o conhecimento, inclusive, de que este oferece a saúde do indivíduo, que faz seu uso, riscos ainda piores do que o do cigarro, não obstante os riscos costumeiros do uso de narguilé, com o surgimento do COVID-19 esses riscos aumentaram ainda mais, ja que, pelo fato da mangueira utilizada para fumar o narguilé ser de uso compartilhado esse tem se tornado um potencial meio de disseminação do vírus.
Diante deste problema, e do isolamento social que estamos passando, a Diretoria de Políticas sobre Drogas lançou nas redes sociais da prefeitura do município e da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) a Campanha de Prevenção ao Narguilé e COVID-19, em que foram postadas publicações que tratassem do tema informando e conscientização os indivíduos do risco do uso de narguilé que foram potencializados com a pandemia.

Projeto - Mobiliza Maringá

08/06/2020

A proposta do projeto Mobiliza Maringá é de atender as Escolas do Núcleo Regional de Educação de Maringá que atualmente possui 29.544 alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio, atender também as escolas municipais que atualmente possuem 16.386 alunos matriculados, bem como também fazer apresentações em espaços públicos e instituições não governamentais sem fins lucrativos, para conscientizar os alunos sobre os efeitos e consequências do uso de drogas. Este projeto possui uma linguagem de teatro educacional, por entender que esta pode ser de grande impacto despertando o interesse dos alunos para abordar esse tema, fazendo com que o trabalho de prevenção seja mais assertivo. 

Fórum Municipal de Politicas sobre Drogas

08/06/2020

O Fórum municipal tem como objetivo discutir a política sobre Drogas, a fim de debater e gerar ideias efetivas que possam gerar ações de prevenção, tratamento e cuidado. O fórum vem em um formato que supre essa demanda de discussão política. Esse evento é um espaço para formação, reflexão e discussão sobre a questão das drogas na nossa região e é direcionado para todos os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com essa temática tanto no setor público, privado ou no terceiro setor, além de estudantes de áreas afins e da população em geral.

Programa Novo Horizonte

08/06/2020

O projeto deseja promover a formação sócio-emocional a fim de resgatar o papel do trabalho através de lista de presença e relatório de execuções das capacitações; deseja mobilizar parcerias com empresas para a inserção no mercado de trabalho com 150 vagas a cada semestre; promover ações de acesso ao mundo do trabalho com 90 contratados a cada semestre; capacitar profissionais de RH na metodologia sócio-emocional com 30 profissionais a cada semestre; e acompanhar de forma estruturada o percurso do funcionário contratado junto à empresa através dos relatórios de acompanhamento dos encontros.

Capacitação para Servidores

08/06/2020

O objetivo das Capacitações, é formar os servidores da Prefeitura de Maringá, para que estes estejam preparados para ações voltadas a álcool e drogas tanto para a prevenção, tratamentos e criação de políticas públicas eficientes.

Campanha de Prevenção ao Tabaco e Narguilé - EXPOINGÁ

08/06/2020
Focado na conscientização de todo o mal que o tabaco pode causar à saúde física e mental, neste ano de 2020, a Diretoria de Políticas Sobre Drogas levará à Expoingá uma exposição, no qual terá o objetivo de informar e encaminhar dependentes químicos que toparem iniciar um tratamento. 

Projeto de Prevenção a Embriaguez no Trânsito - realizado nos bares

08/06/2020

Realizado em alguns bares de grande movimentação de Maringá/PR, o projeto Prevenção de Embriaguez no Trânsito, têm como proposta conscientizar e sensibilizar os consumidores de álcool sobre os perigos de ingerir bebida alcoólica e pegar no volante, o álcool é uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil e tem levado muitas pessoas a óbito.

Infelizmente mesmo com os números alarmantes o brasileiro continua a insistir em beber e dirigir, diante desse problema tivemos a ideia de produzir baldes de cerveja feitos de restos de carros envolvidos em acidentes e pessoalmente entregá-los, com a cerveja dentro, nas mesas dos consumidores destes bares, para dar-lhes uma ′palavrinha′, em alguns casos nos acompanhou ainda o personagem morte, para que os consumidores ficassem realmente impactados com o risco que beber e dirigir causa, e desta forma se conscientizassem e não serem tão imprudentes no trânsito. 

Projeto - Não Deixe o Álcool Estragar sua Festa:

08/06/2020
Focado especialmente nos jovens, o projeto Não Deixe o Álcool Estragar sua Festa é um projeto de prevenção que tem o objetivo de informar, conscientizar e a população a cerca das consequências que o consumo excessivo de álcool pode trazer, mesmo este sendo lícito. Informar quais as consequências que essa droga trás ao organismo e para vida do indivíduo, isso tudo se da através de ações de abordagem em grandes festas e eventos da cidade.

Como o próprio nome diz o projeto Não Deixe o Álcool Estragar sua Festa, faz um apelo para que não deixemos que o consumo do álcool se torne motivo de frustrações, não precisamos do álcool para sermos mais felizes, ou então, nos divertimos mais.
O projeto tem como característica principal inspirar o indivíduo a fazer novas escolhas, e assim dizer sim a vida, e não, ao álcool. 

Projetos 2020

28/05/2020


Av. João Paulino Vieira Filho, 109

Cep: 87020-015 - Maringá - Paraná


 sasc_dpsd@maringa.pr.gov.br     (44) 3221-6441