Notícias em Destaque



07/05/2020 - Procon faz vistoria surpresa no terminal urbano

O Procon de Maringá voltou ao terminal urbano três dias após aplicar multa de R$ 444 mil na concessionária Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC). A vistoria surpresa na tarde de hoje, 7, contou com grupo de fiscais e o próprio diretor do Procon, Geison Ferdinandi. "Nossos fiscais continuarão a verificar se os riscos serão reduzidos para os passageiros", anunciou Ferdinandi, sobre preocupação da prefeitura em prevenção ao coronavírus em Maringá. 

Foram verificados intervalo das saídas dos ônibus, aglomeração em filas de embarque, higienização dos ônibus, orientação aos passageiros, entre outras situações flagradas na última segunda-feira na aplicação da multa. 
A TCCC foi até o Procon ontem, dentro do prazo de 48 horas para explicar as irregularidades flagradas na fiscalização e multa. Empresa discordou de alguns aspectos da autuação. Mas concordou em melhorar prevenção no terminal e que aumentariam a frota de ônibus para evitar lotação. 

Fiscais verificaram hoje que medidas foram parcialmente tomadas. Havia funcionários que entravam nos ônibus para passar álcool para higienização. Mas serviço não era feito em todos veículos. Com isso, ônibus chegavam e saíam com fluxo de passageiros desembarcando e embarcando em seguida sem higienização nos pontos onde passageiros seguram ou sentam. Também eram poucos funcionários nas filas. Com isso, havia alguns pontos de aglomeração de passageiros aguardando ônibus chegaram. 

Sobre intervalo dos ônibus, algumas linhas estavam com mais veículos. Como a 201 que foi flagrada com lotação no começo da semana e havia reclamações de passageiros. Assim que fiscais do Procon pararam na plataforma, um funcionário da TCCC determinou que parasse o embarque e o ônibus saísse com poucas pessoas. Logo em seguida outro ônibus chegou para embarque do restante de passageiros. Porém, a situação não foi verificada em outras linhas e próprios passageiros procuraram fiscais para denunciar demora e lotação nos ônibus. Linhas verificadas foram registradas no auto de constatação. Procon fará reunião de avaliação sobre situação de hoje. 

Outras Notícias

PROCON

Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor
PROCON - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor
Av. Cerro Azul, 233 - Zona 02
Maringá - Paraná - Brasil - CEP: 87010-000
E-mail: procon@maringa.pr.gov.br
Telefone: (44) 3293-8150 / (44) 3293-8100