Notícias em Destaque



Condomínio do Idoso completa 1 ano oferecendo qualidade de vida

     O Condomínio do Idoso, um dos projetos pioneiros e inovadores da atual administração municipal, completou 1 ano oferecendo melhor qualidade de vida para 52 moradores. Para comemorar o sucesso ao longo deste ano, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) programou uma grande festa nesta segunda-feira (10). Mais de 200 idosos, entre moradores e frequentadores dos grupos de convivência, participaram do evento, que começou com um desfile de moda e terminou com um lanche da tarde, muita música e bolo de aniversário.
     Para muitos moradores do Condomínio do Idoso a nova moradia é um sonho realizado. O local abriga pessoas da terceira idade de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social, assegurando segurança, conforto, dignidade, cidadania e acessibilidade, através do desenvolvimento de atividades que permitem integração e convivência social.
     O aposentado José dos Santos, 70, vive com a esposa, Luzia, 64, em um dos apartamentos do condomínio desde quando a obra terminou. “Faz um ano e três meses que nos mudamos para o condomínio. Aqui é o cantinho do céu. Estamos mais do que felizes, porque nossa videa só melhorou desse tempo pra cá”, disse. Os dois têm dificuldades de locomoção e contaram ter se adaptado muito bem a toda a estrutura oferecida no local. “Minha esposa quase não anda e eu também ando mal. Então para nós é muito importante ter um lugar com apoio, rampa e chão antiderrapante. Agradeço à Prefeitura por tudo isso”.
     O prefeito Silvio Barros acompanhou as comemorações de perto, ao lado da mãe dele, Bárbara Barros, do secretário de Assistência Social, Ulisses Maia e do secretário de Habitação de Interesse Social, Gilberto Delgado. “A julgar pela expressão de alegria de todos vocês eu pensei que essa festa toda era um casamento. Mas é sim a comprovação de que com união, força de vontade, bons projetos e compromisso com a comunidade é possível fazer a vida de vocês ser muito melhor. Esse projeto demonstra efetivamente como queremos tratar nossos idosos. Agradeço a Deus pelo privilégio e pela oportunidade de poder realizar projetos como este e transformar a vida das pessoas”, destacou o prefeito.
     Para o secretário de Assistência Social e Cidadania, a festa é um momento de descontração e alegria também para comemorar as adaptações que foram necessárias durante este primeiro ano de funcionamento. “Estamos aqui comemorando o respeito, a consideração, o trabalho e o amor com que a administração municipal trata os idosos. Em todas as áreas, todas as secretarias estão focadas em promover qualidade de vida para a população e este é um projeto que mostra na prática essa intenção. Agradeço a paciência de vocês por esperar a Prefeitura atender algumas reivindicações, como a instalação de piso emborrachado nas rampas e o conserto na central de gás. Também instalamos interfones para facilitar a comunicação dos visitantes e entre os moradores. Fico contente em poder comemorar com vocês esses momentos tão felizes”, ressaltou Ulisses Maia.
     Segundo o secretário de Habitação, o aniversário do condomínio relembrou as entregas de casas acompanhadas por ele. “É uma satisfação muito grande reencontrá-los aqui, depois de um ano das entregas das chaves. A nossa secretaria participou da construção desse empreendimento e a satisfação maior ainda é poder ver esses sonhos realizados. Em um ano vejo que valeu a pena trabalhar, nos empenhar para ter essa recompensa de volta, vendo todos aqui muito bem atendidos. Obrigado pela alegria que vocês nos proporcionam”, afirmou Gilberto Delgado.
     A presidente do Instituto Brasileiro de Saúde Preventiva (Ibsp), Bárbara Barros, foi homenageada por ter sido responsável pela ideia de criar o Condomínio do Idoso. “É tão bom ver todos aqui tão felizes, divertidos e chiques nesse dia especial. Com todas essas atividades e tanta qualidade de vida vocês rejuvenesceram uns 10 anos. Parabéns ao prefeito por colocar essa ideia em prática e para o Ulisses Maia que tem se mostrado um secretário admirável e humano, cuidando dos idosos com muito carinho”, finalizou.
 
Condomínio do Idoso
     Localizado no Parque Residencial Cidade Nova, o Condomínio do Idoso atende todas as especificidades dos moradores, com rampas de acessibilidade, Academia de Terceira Idade, pátio de convivência, e espaços destinados a horta com plantas medicinais. Os 40 apartamentos de 47 metros quadrados são adaptados para garantir conforto e segurança aos moradores.
     A construção do condomínio partiu da iniciativa da Prefeitura de Maringá, preocupada em atender os idosos instituindo programas que garantem qualidade de vida. O projeto arquitetônico, elaborado por alunos dos cursos de arquitetura da Universidade Estadual de Maringá, foi adequado às necessidades dos idosos, seguindo as normas da ABNT, com a instalação de piso antiderrapante, portas largas, banheiro amplo e barras de apoio. O local é adaptado para que o idoso possa ter tranquilidade sem problemas estruturais ou risco social.
     Atualmente o Condominío atende a 52 moradores e tem 16 na lista de espera aguardando a inclusão no projeto. Os critérios para enquadramento são: não possuir qualquer imóvel em todo território nacional; não ter sido beneficiado por Programa Habitacional anterior; tempo de residência no município de 2 anos no mínimo; renda familiar de até 3 salários minímos; ser pessoa idosa; estar obrigatóriamente no Cadastro Único (SUAS).
     A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), promove aos moradores atividades de saúde, culturais e de lazer internas e externas como fisioterapia, palestras, pescarias e passeios.

Outras Notícias

Galeria de Fotos

SASC

Secretaria de Assistência Social e Cidadania

SASC - Secretaria de Assistência Social e Cidadania
Rua Joubert de Carvalho, 127 - Centro
Maringá - Paraná - Brasil - CEP: 87013-200
Fone: (44) 3221-6400
Mapa - Clique para Ampliar