Notícias em Destaque



06/09/2017 - Prefeitura promove encontro com voluntários que assistem moradores de rua

Todas as sextas-feiras, integrantes do Projeto Amor, ligado a Igreja Batista da Vila 7, saem as ruas para ajudar pessoas em situação de rua. O grupo distribui marmitas, promove apoio espiritual, oferece banho e uma troca de roupa. Quando necessário, encaminha pessoas para internação, no caso de alguma dependência química, e auxilia na recuperação de documentos.  

Para estabelecer maior interação com esses grupos, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) realizou encontro no Albergue Santa Luiza de Marillac para conhecer melhor esse trabalho e viabilizar apoio, de forma a otimizar resultados. A proposta é tornar esses encontros frequentes, para  valorizar essas ações.

“Muitos destes serviços acabam fixando os moradores de rua e não promovendo-os. Pretendemos resgatar esta população em situação de rua com ações mais efetivas. Podemos direcionar melhor as atividades, organizar palestras para orientar as abordagens de rua e falar a mesma língua em ações efetivas que promovam estas pessoas”, disse Ederlei Alkamim, secretário de Assistência Social. 

Paulo Sérgio Bexiga, do Projeto Amor, explicou que uma das dificuldades é com a manutenção dessas pessoas. “Quando saem de uma internação, por exemplo, precisamos ajudá-las a arrumarem emprego e a se manterem longe das drogas. Geralmente são abandonados pela família”, disse, lembrando que a  reintegração à sociedade é um processo bastante complicado.

O coordenador do Centro Pop, Ricardo Brito, explicou a dificuldade de se trabalhar com a pessoa em situação de vulnerabilidade social, que perdeu vínculos com a sociedade.  “Qualquer resultado positivo, ainda que pequeno, é comemorado”, disse.A gerente da Cidadania, Eloaci Maria Tavares, comentou sobre os meios legais de proteção básica, média e alta complexidade.

Outras Notícias

SASC

Secretaria de Assistência Social e Cidadania

SASC - Secretaria de Assistência Social e Cidadania
Av. João Paulino Vieira Filho, 85, Novo Centro, térreo do Edifício Maison Blanc
Maringá - Paraná - Brasil - CEP: 87020-015
Fone: (44) 3221-6400
Mapa - Clique para Ampliar