Assistência Farmacêutica



Farmácia Móvel


O projeto Farmácia Móvel visa aumentar o acesso da população maringaense a assistência farmacêutica integral, e garantir o cumprimento da farmacoterapia ao usuário SUS-Maringá. Desenvolvido pela Secretária Municipal de Saúde, o projeto atenderá a todas as Unidades de Saúde, que passarão a dispensar medicamentos psicotrópicos, por profissional farmacêutico, em dia estabelecido, de acordo com o Calendário prévio, publicado trimestralmente no site da Prefeitura e da Secretaria de Saúde.

Entende-se a dispensação como o ato do profissional farmacêutico em proporcionar um ou mais medicamentos a um usuário, com o objetivo de informar sobre o uso adequado destes. É compreendido que são elementos importantes desta orientação, entre outros pontos: a ênfase no cumprimento da dosagem, a influência dos alimentos, a interação com outros medicamentos, o reconhecimento de reações adversas potenciais e as condições de conservação do produto.

Neste contexto, este projeto de Farmácia Móvel, visa promoção e proteção da saúde, em nível individual e coletivo e faz parte da política de saúde do município, respeitando os princípios do Sistema Único de Saúde e orientando-se para garantir a redução das desigualdades em saúde, principalmente pela ampliação do acesso aos medicamentos e pela redução dos riscos e agravos, assegurando o seu uso racional.


Responsável: Renata Longhini Verissimo
Graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Estadual de Maringá (2004)
Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006)
Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá (2013)

Calendário
Farmacêutico em Revista, edição 126, 2019
Maringá

Secretaria Municipal de Saúde

Avenida Prudente de Moraes, 885 - Zona 7

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3218-3100