Assistência Farmacêutica



Programa Farmácia Solidária


Buscando a “ampliação do acesso a medicamentos”, a Secretaria Municipal de Saúde, através do  Programa Farmácia Solidária, oferecerá à população mais uma alternativa de acesso aos medicamentos, tendo em vista que, apesar do alto índice de consumo de medicamentos no Brasil, ainda há milhões de pessoas sem acesso a medicamentos no país, o que repercute no agravamento das enfermidades, perda da qualidade de vida, incapacidade para o trabalho e sofrimento individual e familiar.
Tendo em consideração que o acúmulo de medicamentos nas residências brasileiras é real, e está relacionado ao consumo de fármaco somente até desaparecer os sintomas sem conclusão do tratamento, ou pela aquisição de doses superiores ao prescrito ou necessário ao tratamento pela impossibilidade de fracionamento, a sobra domiciliar é bastante substancial nos domicílios maringaenses.
Assim, os medicamentos que você tem em casa e não usa mais podem contribuir para a saúde de outra pessoa, e convergem para a educação em saúde, a ser realizada por meio de campanhas para a ampliação do conhecimento popular sobre as recomendações para que os medicamentos em desuso ou vencidos, sejam devolvidos às farmácias, onde serão triados adequadamente.
A implementação do programa tende a reduzir o perigo da automedicação, racionaliza o uso e evita o desperdício com as sobras. Além disso, ao selecionar os itens recolhidos, os farmacêuticos responsáveis pelo programa realizam o descarte correto, seguindo protocolos científicos, o que contribuirá enormemente com a preservação para o meio ambiente.
Leve os medicamentos que você não usa mais até a farmácia da UBS mais próxima ou entregue ao agente comunitário de saúde.

E lembre-se: Todo medicamento deve ser guardado em locais seguros, arejados, secos e protegidos da luz.

Gerência de Assistência Farmacêutica

ACESSE AQUI

Decreto nº 644/2019
POP 030 - Gerenciamento de medicamentos do Programa Farmácia Solidária
Termo de Doação
Maringá

Secretaria Municipal de Saúde

Avenida Prudente de Moraes, 885 - Zona 7

Maringá - Paraná - Brasil

Fone: (44) 3218-3100